X

Política

Após leitura de denúncia contra Marcia Rosa, sessão é encerrada por falta de quórum

A admissibilidade da denúncia contra a prefeita de Cubatão só se dará pelo voto a favor de 2/3 dos vereadores

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2016 às 19:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Denúncia contra Marcia Rosa é de autoria do munícipe Ualton de Simone / Matheus Tagé/DL

Em uma sessão tumultuada e de galerias lotadas, a denúncia, de autoria do munícipe Ualton de Simone, contra a chefe do Executivo e o vice-prefeito foi lida no plenário da Câmara Municipal de Cubatão. No entanto, a sessão foi encerrada pelo presidente da Casa Legislativa, Aguinaldo Araújo (PDT), por falta de quórum após o pedido de obstrução das bancadas do PMDB, PSDB, PSB e SD.

Entre as alegações para o pedido de impeachment da prefeita, estão denúncias de improbidade administrativa, crime de responsabilidade e a falta de repasse à confederação nacional de municípios. Além disso, o autor do pedido de impedimento aponta que a chefe do Executivo não vem pagando integralmente os valores referentes ao fundo de previdência dos servidores municipais.

O munícipe ainda denuncia que o vice-prefeito nos dias em que substituiu a chefe do Executivo também deixou de repassar os valores à caixa de previdência.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a admissibilidade da denúncia só se dará pelo voto de 2/3 dos vereadores da Casa Legislativa, o que, na atual legislatura, significa oito votos. A denúncia formulada de Ualton de Simone recebeu parecer favorável da Comissão Permanente de Justiça e Redação.

Segundo o Regimento Interno da Câmara, a admissibilidade da denúncia deve ser votada na próxima sessão (31/05).

Prefeitura

Em nota enviada ao DL, a Administração Municipal afirma que "o autor do pedido é um conhecido pré-candidato a vereador que quer usar esse artifício para conseguir alguma notoriedade".
 
A Prefeitura alega também não foi oficialmente notificada deste pedido e que alguns pontos destacados pela solicitação já foram arquivados pela Justiça após análise.

"Há de se deixar claro que, nenhum deles, configura crime de responsabilidade, o que justificaria um pedido de cassação", diz a nota.
 
A Administração Municipal afirma que o "Danado de Bom", maior festa nordestina fora do Nordeste e incluída no Calendário de Eventos do Estado de São Paulo, foi realizada com custos quase totalmente vindos de empresas particulares e também da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

"Em nenhuma das edições do evento foi deslocado um centavo do setor da Saúde, conforme comprovam as seguidas análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE)".
 
A prefeita Marcia Rosa diz que "lamenta profundamente o desrespeito com a democracia justamente por alguém que, com a intenção de ser candidato nas próximas eleições, deveria ser o primeiro a defendê-las. É por isso que esse tipo de comportamento, oportunista e irresponsável, vem sendo rechaçado de forma veemente por eleitores e pela população".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Primeiro final de semana de maio têm 59 salvamentos nas praias do Litoral de SP

Entre os resgatados, sete crianças foram socorridas.

Cotidiano

Vai para a Capital? Rodovias apresentam lentidão nesta manhã

Anchieta e Imigrantes sofrem com o problema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter