X

O Santista

Nesse natal, compre de quem faz

O Santista traz nessa edição diversas opções presentes para caprichar neste final de ano e aquecer a economia circular

Rafaella Martinez

Publicado em 03/12/2018 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesse natal, compre de quem faz / Divulgação

Apesar da lenta recuperação da economia no país e do ambiente de incertezas, pesquisa realizada em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que a maior parte dos brasileiros pretende manter a tradição e ir às compras neste Natal.

O levantamento apontou que mais de 110,1 milhões de consumidores devem presentear alguém no Natal  e para deixar a data ainda mais especial, nada melhor que acreditar no pequeno produtor e investir na economia criativa, comprando produtos personalizados diretamente de quem faz! 

O Santista traz nessa edição diversas opções presentes para caprichar neste final de ano e aquecer a economia circular.

Bolsinhas personalizadas

Quem pretende presentear com estilo e personalidade, pode procurar a Cibele Monteiro ou a Aline Tolotti. As meninas capricham na produção das mais incríveis bolsas e acessórios decorados. Criada em 2013, a Farfelú da Cibele surgiu com o intuito de trazer mais alegria para o dia a dia das pessoas, com o foco sempre em peças divertidas, coloridas e que fazem sorrir. São monstrinhos, câmeras, bonecas e até mesmo melancias produzidas de forma artesanal em material sintético ou de tecido com pinturas a mão e ilustrações próprias. Já a Aline comanda a ‘Na Casa Dela Tinha’, atelier que existe há pouco mais de dez anos e que produz bolsas e acessórios colecionáveis em uma ‘costura com amor, afeto e respeito’, de acordo com a artesã. São dezenas de modelos de bolsa, capas, clutchs e bastidores.

Moda sustentável

Se o que você procura é uma moda com estilo livre, modelagens amplas e tecidos confortáveis como linho e algodão em design exclusivo, vale a pena conhecer a Bia que Fez, idealizada por Beatriz Ferreiro. Já a Felichita confecciona roupas alternativas com tecidos Brasileiramente Coloridos, passando por um processo de tingimento de peças exclusivas. São produzidas camisas, calças pantacourt, saias, vestidos e blusas.

Para a criançada

Dar forma a sonhos e coisas fofas, levando mais cor e forma para os pequenos: foi com esse pensamento que a Violeta Amarela surgiu no final de 2015. O objetivo era criar algo especial para as crianças brincarem, que estimulasse através do toque, diferença de texturas, e através das cores. Na mesma pegada, a ‘Por Minhas Mãos’ faz lindos e delicados amigurumis em crochê. Vale a pena conferir!

Plaquinhas decorativas

Pensa em decorar as paredes com muito estilo e beleza? A Piba Puppet produz placas em madeira 100% reaproveitada, cortadas e pintadas a mão livre. Divertidas, coloridas e rústicas, feitas com amor.

Acessórios florais e do fundo do mar

Quem ama praia, sol, mar, flores e toda natureza não pode deixar de conhecer a Dona Florindas. São dezenas de opções de arcos, tiaras, pulseiras, prendedores de cabelo e brincos. O estilo ‘pé na areia’ também está presente na criação de cordinhas de óculos coloridas.

Cosméticos naturais

Com a proposta de ser uma opção saudável, ecológica e livre de sintéticos nocivos à saúde e ao meio ambiente, os cosméticos naturais estão ganhando espaço no mercado. Idealizado na Baixada Santista, a Samaúma Biocosméticos é uma marca de produtos de higiene pessoal ecológicos e veganos que valoriza e acredita na economia criativa.

Cerâmicas com personalidade

Cerâmicas delicadas, cheias de beleza e originalidade: assim são as obras da Bia Corrêa, que além de produzir artesanalmente, desenha copos, colheres e outras peças incríveis. 

Para comprar em espaços físicos

Lojinha da Casa Velha

Há cinco anos um pedacinho do tradicional bar Casa Velha, localizado na galeria Othon Felicado, no Gonzaga, abriu as portas para receber o trabalho de dezenas de artesões da Baixada Santista. Hoje a lojinha colaborativa conta com 25 marcas fixas, além de representar marcas de descarte descartável que produz canudos de aço e vidro, além de copos de borracha. De acordo com a idealizadora Lívia Scapuccian, o objetivo é divulgar um estilo de vida diferente, que estimula a criação.

Espaço MRN

Muito mais que um ateliê: um espaço multiuso que abraça todo movimento artístico e cultural. Assim se define o Espaço MRN, localizado na rua Goiás, 154, no Gonzaga. Idealizado pela a artesã Mariana Riello Nishimura, o equipamento tem a proposta de compartilhar ambientes e dividir despesas.

 

Para comprar em eventos especiais

O Coletivo

Pela terceira vez em 2018 a feira de criativos O COLETIVO ocupará o Salão Nobre da AABB Santos (Av. Ana Costa, 442 – Gonzaga). O evento acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, sábado e domingo, das 12h às 20h, com entrada é gratuita. Serão ao todo 55 expositores nos segmentos de moda (feminina, masculina, agênero, praia e infantil), acessórios, papelaria, bem-estar, decoração, artes plásticas e gastronomia, além de espaço gastronômico assinado pela Crepeira da Praia, estúdio de flash tattoo com os tatuadores Mallú e Renato e música ambiente com o DJ João Romualdo.

Encontro de criadores

O tradicional evento terá uma versão pocket de Verão nos dias 15 e 16 de dezembro na The House Coworking, localizada na Rua Luís Suplicy, 31 – Gonzaga. Além da feira criativa o evento contará com intervenções artísticas, encontros, bebidas e surpresas com entrada livre. Das 14h às 22h.

Caiçara Vegan Fest

A edição de Natal do mais conhecido evento vegano acontecerá neste domingo. Além da alimentação no local, haverá expositores de outros setores como cosmético, higiene, artesanato, decoração, vestuário, calçados e acessórios. A entrada é sempre gratuita, mas a organização aceita ração para cães e gatos sempre a ser destinada a protetores da região. O evento acontecerá das 11h às 20h na AABB Santos, localizada na Avenida Ana Costa, 442.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter