X

Mundo

Líderes europeus aprovam acordo para a saída do Reino Unido

As negociações sobre o teor do acordo de "divórcio" se arrastaram por meses.

Folhapress

Publicado em 25/11/2018 às 22:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Theresa May e Donald Tusk / Reprodução/Twitter

Líderes europeus reunidos em Bruxelas aprovaram por unanimidade, na manhã deste domingo (25), o acordo que fixa os termos para o "brexit", a saída britânica da União Europeia (UE).

O grupo de presidentes e primeiros-ministros de 27 países também referendou a declaração política sobre a relação futura entre o Reino Unido e o bloco continental.

Os britânicos deixam o grupo em 29 de março de 2019, depois de 46 anos. Um período de transição deve se estender até o fim de 2020 (ou por mais um ou dois anos, segundo Londres julgue necessário). Nessa fase, o então ex-membro continuará tendo acesso irrestrito ao mercado comum europeu, mas não participará da tomada de decisões colegiadas.

As negociações sobre o teor do acordo de "divórcio" se arrastaram por meses.

Na reta final, o grande impasse dizia respeito ao "backstop", uma garantia exigida pela Irlanda (país-membro da UE) de que, caso as conversas bilaterais sobre a relação comercial futura não prosperassem até o fim da etapa de transição, não voltaria a haver uma "fronteira dura" (ou seja, um controle rigoroso de mercadorias e pessoas) no limite com a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido).

Os europeus acabaram aceitando a proposta da primeira-ministra Theresa May de incluir todo Reino Unido em uma união aduaneira temporária com a UE, e não só a Irlanda do Norte, como aventado inicialmente por Bruxelas - em sugestão vista por alguns como ataque à soberania britânica.

Os negociadores dos dois campos chegaram a versões definitivas dos dois textos em 13 de novembro. No dia seguinte, May conseguiu apoio de seu gabinete para os documentos, apesar de algumas defecções duras (um dos que renunciaram foi o ministro responsável justamente pela condução do "brexit").

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter