X

Cultura

Centro Português apresenta orquestra e coral com repertório histórico no domingo

Essa é a primeira vez que o teatro do Centro Cultural Português recebe uma orquestra

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2018 às 20:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Centro Português apresenta orquestra e coral com repertório histórico no sábado / Divulgação

Peças de Haydn, Mozart e Sigismund von Neukomm integram o programa As favoritas de D. João VI, a ser apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem e Coral Universitário, da Universidade Católica de Santos, domingo (22), às 16h30, no Teatro Armênio Mendes (R. Amador Bueno, 188, Centro Histórico). Entrada franca.

Essa é a primeira vez que o teatro do Centro Cultural Português recebe uma orquestra - fechado em 1979 e reinaugurado, após recuperação, em 1º de dezembro passado, o palco foi ocupado, em março, pela peça Fernando em Pessoas, monólogo com Fernando Silveira. A partir deste mês, o prédio histórico, único em estilo neomanuelino do Estado de São Paulo, passa a integrar o roteiro da Linha Conheça Santos, promovido aos finais de semana e feriados pela Secretaria de Turismo.

As composições escolhidas para o programa fazem parte do repertório musical apresentado na Corte Real entre 1808 e 1821, quando da chegada do então príncipe regente dom João Maria de Bragança (posteriormente d. João VI) ao Rio de Janeiro. No programa estão ainda obras de Marcos Portugal e do padre brasileiro José Maurício Nunes Garcia.

TRANSFERÊNCIA 

Sem condições militares para fazer frente ao exército de Napoleão Bonaparte, imperador da França, a Corte Real portuguesa, acompanhada inicialmente por 15 mil pessoas, transferiu-se para o Brasil em 1808, onde permaneceu por 13 anos. O Rio, à época capital do Estado do Brasil, como então se chamava a colônia, foi, durante esse período, capital do Reino de Portugal. Com a queda do império napoleônico, d. João VI retorna à Europa em 1821, ficando no Brasil o príncipe regente d. Pedro, que proclamaria a independência no ano seguinte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter