X

Cotidiano

Hidrovias: Condesb apresentará evolução do estudo

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo

Publicado em 24/04/2015 às 23:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A pesquisadora Maria Gandara, do Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), fará uma breve apresentação com novas informações sobre o estudo do sistema hidroviário, na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (Condesb). A reunião está marcada para às 10 horas na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

O IPT foi contratado pelo Departamento Hidroviário do Estado para desenvolvimento de estudo de viabilidade técnico- financeira para implantação de hidrovia de passageiros na Baixada Santista.

O projeto pretende interligar as cidades da Baixada Santista por meio de uma hidrovia de passageiros, considerando como cenário a malha de rios e canais que permeiam os municípios de Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente e Praia Grande. Embora tenham baixo custo relativo e reduzidos impactos ambientais, as hidrovias correspondem hoje a apenas 5% na matriz brasileira de transportes.

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo. A primeira etapa, que inclui diagnóstico de informações existentes sobre o tema, visitas técnicas à prefeituras e aos possíveis locais de implantação dos terminais, diálogo entre os principais participantes do processo (stakeholders) e modelagem de negócios deve ser entregue ainda neste primeiro semestre.

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo. A primeira etapa, que inclui diagnóstico de informações existentes sobre o tema, visitas técnicas à prefeituras e aos possíveis locais de implantação dos terminais, diálogo entre os principais participantes do processo (stakeholders) e modelagem de negócios deve ser entregue ainda neste primeiro semestre.

Iniciativas recentes como as hidrovias nas cidades da região metropolitana de Florianópolis, a ligação de São Francisco do Sul a Joinville, em Santa Catarina, e a ligação de Porto Alegre a Guaíba, no Rio Grande do Sul, são tentativas de ampliar o uso desse sistema para além da Região Amazônica, que hoje concentra 80% da rede do País.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter