X

Cotidiano

Equipe Psicopedagógica de Guarujá trabalha união entre pais e escola

O Projeto reuniu mais de 40 pais, avós e responsáveis pelos estudantes da EM Professora Ivonete

Publicado em 24/04/2015 às 16:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diferente de uma reunião comum de pais, ao invés de professores apontarem os erros ou acertos de cada aluno, a palestra da equipe Psicopedagógica da Prefeitura de Guarujá torna o encontro entre pais, assistente social e psicopedagogo, um momento de união e auxílio mútuo. Esta dinâmica que inclui os pais na vida escolar de seus filhos se desenvolve por meio do Projeto Família e Escola de Mãos Dadas, da Secretaria Municipal de Educação.

Neste ano, as reuniões são semestrais e abrangem todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal. E uma das Unidades de Ensino que abraça a iniciativa há cinco anos é a Escola Municipal Professora Ivonete da Silva Câmara (Avenida A, 18 – Jardim Conceiçãozinha). A Escola recebeu dois representantes da equipe psicopedagógica no último dia 16, abordando “A Importância da Família no Processo de Aprendizado”, para mais de 40 pais.

A palestra, ministrada pelo psicopedagogo Eduardo Martins, comunicou aos pais e demais responsáveis, de maneira simples e de fácil compreensão, como lidar com o comportamento dos filhos e a falta de interesse nos estudos. “Crianças com falta de regras e limites possuem dificuldades de ter disciplina na escola. Às vezes, distúrbios como anemia, também impedem a criança de praticar as atividades escolares”, apontou Martins.

O palestrante deu muitos exemplos vivenciados pelos pais em casa, que influenciam no desempenho do filho na escola. “O ambiente letrado, com livros em casa e pais leitores, fazem com que a criança, por volta dos 5 anos de idade, venha a ter um vocabulário de 12.000 palavras. Pois, ao ouvir histórias lidas pelos familiares a criança aprende e assimila melhor o conteúdo em sala de aula”, explanou Martins.

A vice-diretora da EM Ivonete, Ana Cicconi explica que “todos nós (escola e família), temos uma parte de responsabilidade na educação de nossas crianças, então temos que estar unidos. E este ano, estamos com mais pais do que no ano anterior”, comemorou Ana.

O interesse da mãe de dois filhos, Carla Santana Silvestre da Silva, foi o que contribuiu para o Projeto, assim como a presença de outros pais. “Trata-se da vida do meu filho, então quero participar de tudo o que diz respeito ao aprendizado dele. E vir à reunião serve até de aprendizado para mim mesma”, contou Carla.

Para a mãe de uma estudante de 8 anos da Unidade, Cristiane dos Santos Pereira Vitorino, o Projeto Família e Escola de Mãos Dadas “é positivo para que eu possa receber orientações de profissionais especializados e ajudar minha filha no aprendizado. Acho muito boa essa integração da Seduc com os pais ”.

Equipe – A equipe do Projeto, sob coordenação de Maria Aparecida Soares da Silva, é formada por psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudióloga. Todos desempenham ações que estabelecem e fortalecem o vínculo e a parceria entre família e escola. Os técnicos atuam nas especificidades de suas áreas, intervindo sempre no âmbito institucional.

Cronograma

28/04 – EM Professora Lúcia Flora dos Santos (Rua Josefa Hermínia Calda, 220, Jardim Progresso), às 09 horas, palestra sobre drogas.

30/04 – EM Giusfredo Santini (São João Batista, nº370 – Morrinhos II), às 08 horas e 30 minutos. Palestra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

30/04 - EM Professora Lucimara de Jesus Vicente( Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa ), palestra sobre violência Às 09 horas e 30 minutos. E às 15 horas e 30 minutos sobre relações familiares.

08/05 - EM Vereador Francisco Figueiredo (Avenida Tancredo Neves, s/n – Bairro Santa Clara), palestra sobre relação familiar às 15 horas.

14/05 - EM Franklin Delano Roosevelt (Avenida Adriano Dias dos Santos, 500 – Jardim Boa Esperança), palestra sobre drogas às 13 horas.

15/05 - Escola Municipal Professora Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança) , palestra sobre relação familiar.

19/05 – EM Gladston Jafet (Rua João Luiz da Silva, na Vila Lígia), às 10 horas, palestra sobre relação familiar.

19/05 - EM Lúcia Flora (Rua Josefa Hermínia Calda, 220, Jardim Progresso), às 14 horas. Palestra sobre relação familiar.

21/05 - EM Dr. Napoleão Rodrigues Laureano (Avenida Oswaldo Aranha, 365, no Jardim Maravilha), às 09 horas e 30 minutos, palestra sobre violência. E às 15 horas e 30 minutos, palestra sobre relação familiar.

26/05 - EM Angelina Daige (Praça Sorocaba, s/n – Vila Áurea), às 09 horas e às 13 horas, palestra sobre relação familiar.

28/05 - EM Professora Jacirema dos Santos Fontes (Rua Daniel Matos da Silva, 63 – Morrinhos I), palestra sobre relação familiar no período da tarde.

16/06 - EM Dr. Oswaldo Cruz (Avenida Presidente Vargas, 485 – Parque Estuário), palestra sobre relação familiar às 15 horas.

18/06 - EM Mário Cerqueira Leite Filho (Rua Javari, 95 – Perequê), palestra sobre relação familiar às 15 horas e 30 minutos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter