X

Cotidiano

Hidrovias: Condesb apresentará evolução do estudo

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo

Publicado em 24/04/2015 às 23:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A pesquisadora Maria Gandara, do Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), fará uma breve apresentação com novas informações sobre o estudo do sistema hidroviário, na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (Condesb). A reunião está marcada para às 10 horas na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

O IPT foi contratado pelo Departamento Hidroviário do Estado para desenvolvimento de estudo de viabilidade técnico- financeira para implantação de hidrovia de passageiros na Baixada Santista.

O projeto pretende interligar as cidades da Baixada Santista por meio de uma hidrovia de passageiros, considerando como cenário a malha de rios e canais que permeiam os municípios de Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente e Praia Grande. Embora tenham baixo custo relativo e reduzidos impactos ambientais, as hidrovias correspondem hoje a apenas 5% na matriz brasileira de transportes.

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo. A primeira etapa, que inclui diagnóstico de informações existentes sobre o tema, visitas técnicas à prefeituras e aos possíveis locais de implantação dos terminais, diálogo entre os principais participantes do processo (stakeholders) e modelagem de negócios deve ser entregue ainda neste primeiro semestre.

A proposta é elaborar um projeto conceitual que traga informações necessárias ao governo. A primeira etapa, que inclui diagnóstico de informações existentes sobre o tema, visitas técnicas à prefeituras e aos possíveis locais de implantação dos terminais, diálogo entre os principais participantes do processo (stakeholders) e modelagem de negócios deve ser entregue ainda neste primeiro semestre.

Iniciativas recentes como as hidrovias nas cidades da região metropolitana de Florianópolis, a ligação de São Francisco do Sul a Joinville, em Santa Catarina, e a ligação de Porto Alegre a Guaíba, no Rio Grande do Sul, são tentativas de ampliar o uso desse sistema para além da Região Amazônica, que hoje concentra 80% da rede do País.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter