X

Saúde

Pesquisa relaciona atividade física à melhora nos quadros de enxaqueca crônica

Estudo realizado pela neurologista Thaís Rodrigues Villa e que será apresentada no XXVII Congresso Nacional de Cefaleia analisou 50 pacientes

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/10/2013 às 19:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pesquisa recente realizada pela neurologista, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), Thaís Rodrigues Villa, e pela fisioterapeuta Michelle Dias Lopes dos Santos, concluiu que a pratica de atividade física, associada ao uso de um dos medicamentos utilizados para o tratamento preventivo da enxaqueca, a amitriptilina, pode ser efetivo no tratamento de indivíduos com enxaqueca crônica.

Ao todo foram analisadas 50 pessoas, todas diagnosticadas com enxaqueca crônica, e divididas em dois grupos: o primeiro grupo foi formado por indivíduos que tomaram a amitriptilina diariamente e não praticaram exercício e, no segundo, aqueles que tomaram o medicamento e praticaram a atividade física regularmente.

Entre os parâmetros estudados estavam a frequência, intensidade e duração da dor de cabeça, uso de analgésicos por mês e Índice de Massa Corporal (IMC) no inicio do tratamento e depois de 3 meses, tempo de duração do estudo. No programa de exercício físico, os pacientes realizaram 40 minutos de caminhada rápida ao ar livre, três vezes por semana, durante 12 semanas consecutivas e preenchiam diariamente um diário de cefaleia.

Ao todo foram analisadas 50 pessoas, todas diagnosticadas com enxaqueca crônica (Foto: Divulgação)

Ao final da série de testes, chegou-se a conclusão que a terapia feita com a amitriptilina foi eficaz em todos pacientes com migrânea crônica (enxaqueca crônica) avaliados. No entanto, a combinação do medicamento com as caminhadas resultou em uma redução significantemente maior na duração, intensidade e frequência das crises de dores de cabeça e uma redução no IMC, ou seja, os pacientes perderam peso.

Associar exercícios aeróbicos ao medicamento preventivo é mais eficaz e traz maiores benefícios ao paciente do que só tomar a medicação. Por isso, o ideal e manter uma rotina saudável, com pratica regular de atividade física, rotina saudável de sono e uma alimentação balanceada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter