X

Saúde

Mamografias: Audiência de Saúde aponta ausências no exame em Praia Grande

De acordo com dados apresentados oferta é compatível com recomendado pelo Ministério da Saúde

Publicado em 02/06/2014 às 12:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com um demonstrativo de R$54.132.659,61 em investimentos durante o primeiro quadrimestre de 2014 (janeiro a abril), a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande iniciou a apresentação de dados na Audiência Pública, realizada na tarde desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal. A prestação de contas, presidida pelo vereador Carlos Eduardo Gonçalves Karan (PDT), trouxe um dado alarmante: as abstenções de mulheres em exames de mamografia agendados no Município.

A equipe da Sesap trouxe o relatório aprofundado acerca do tema, já que a Câmara conta com uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que apura as irregularidades no AME, onde foram encontrados equipamentos de raio-x e mamografia, encaixotados há mais de 6 anos.

Os dados apontam um aumento de mulheres com mais de 50 anos que se ausentam nos exames de mamografia marcados pela rede, o que, segundo o documento, resultou em um número maior nas filas de espera. “Atualmente, entre 50 e 69 anos, o Município conta com 28.605 mulheres. Se fizermos a esta parcela uma mamografia a cada 2 anos, parâmetro recomendado pelo Ministério, deveríamos proporcionar 14 mil exames por ano. A nossa oferta neste quadrimestre foi de 6 mil mamografias, resultando em números acima dos indicados”, comentou o subsecretário de Assuntos Técnicos de Praia Grande, Rodrigo França.

A prestação de contas trouxe um dado alarmante: as abstenções de mulheres em exames de mamografia agendados no Município (Foto: Divulgação)

De acordo com o subsecretário, o problema reside no alto nível de absenteísmo, que faz com que, apesar de uma fila de 1,2 mil pessoas e capacidade instalada de até mil mamografias mensais, a população retorne a uma lista de espera, porque falta no procedimento. “Além disso, há um desperdício da oferta. É um desafio que temos para os próximos anos e a Secretaria já está tomando uma medida para tentar minimizar este problema através da informatização”.       

Durante a Audiência Pública, ainda foram apresentados dados acerca de diversos procedimentos realizados durante o período.  Entre as informações, o número de 279.076 consultas médicas realizadas, 6.091 serviços de pré-natal, 4.383 atendimentos odontológicos e 13.120 acompanhamentos a paciente da Atenção Psicossocial.

A Sesap também registrou 25.017 residências visitadas pelas equipes do Departamento de Vigilância em Saúde, com apenas oito sorologias positivas em dengue no Município.  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 45 vagas de emprego

Pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Santos tem melhor temporada de cruzeiros em 12 anos, com mais de 1 milhão de passageiros

Foi a segunda melhor temporada da história, com aumento de mais de 13% em relação a 2022/2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter