X

Saúde

Câimbras noturnas: saiba como elas surgem e como amenizar

As regiões acometidas com maior frequência são panturrilha, músculos anteriores e posteriores das coxas, nos pés, nas mãos, no pescoço e no abdômen

Publicado em 12/05/2014 às 15:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Você já se perguntou por que temos câimbras enquanto dormimos ou descansamos? Apesar de ser um incômodo e tirar o sono de muitas pessoas, as câimbras que ocorrem à noite podem ser desencadeada por diversos fatores.

Elas atingem não só um grupo muscular como também um músculo isolado do corpo. As regiões acometidas com maior frequência são panturrilha, músculos anteriores e posteriores das coxas, nos pés, nas mãos, no pescoço e no abdômen.

“Geralmente, as câimbras noturnas são bastante comuns, atingindo as pessoas mais velhas. Elas podem ser dolorosas e incômoda, apesar de não serem perigosas”, afirma o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

A boa notícia é que a maioria das câimbras noturnas não estão associadas a  doenças grave.

As câimbras que ocorrem à noite podem ser desencadeada por diversos fatores (Foto: Divulgação)

“O problema pode está relacionado a alterações metabólicas, desidratação devido ao exercício físico, má alimentação e consequentemente a deficiência de vitaminas”, cirurgião vascular.

Por que a câimbra só ocorre a noite?

Segundo o cirurgião vascular Fernando Bacalhau as câimbras noturnas podem surgir sem uma causa aparente. “Um movimento feito inconscientemente durante o sono, de esticar ou espreguiçar pode contribuir para uma contração intensa ou inadequada do músculo, causando a dor durante a noite. Ou, pode ser consequência do excesso de esforço físico durante o dia”, ressalta.

Previna!

Se você fez atividade física durante o dia, antes de dormir beba muito líquido e, inclusive, hidrotônicos que ajudam a repor o sódio. Aposte numa alimentação rica cálcio e magnésio, faça um alongamento 15 minutos antes de deitar. Se a dor persistir, não hesite em procurar um médico para que ele indique medicamentos para aliviar a dor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá irá ampliar vacinação para todos os públicos, a partir desta sexta (3)

Dose já está liberada a toda população, com mais de 6 meses de idade; mais de 26 mil doses foram aplicadas no Município, até o momento

São Vicente

PAT de São Vicente oferta 19 vagas de emprego na quinta (3)

Postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na região Insular e na Área Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter