X

Saúde

Alimentos evitam herpes zoster nos olhos

Canseira dos preparativos de final e ano predispõe à doença. Conheça os alimentos que protegem os olhos fortalecendo sua imunidade.

Da Reportagem

Publicado em 01/01/2018 às 19:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alimentos evitam herpes zoster nos olhos / Divulgação

Você já teve catapora? Se teve pode manifestar o herpes zoster nos olhos justamente nas festas de final de ano. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto o vírus varicela zoster fica encubado no organismo de quem teve catapora na infância e pode se manifestar  quando nos estressamos  ultrapassando nosso próprio limitem inclusive nos preparativos das festas

O médico afirma que além do estresse a reativação do vírus tem uma relação direta com o envelhecimento, estresse, queda da imunidade. fadiga e má alimentação. Embora possa aparecer em qualquer idade é mais comum após os 50 anos.

Sintomas e tratamento

O oftalmologista adverte que o vírus pode levar à perda da visão se atingir o nervo óptico. “Os sintomas do herpes zoster são pequenas bolhas bastante doloridas ao redor dos olhos, que seguem a direção do nervo e contém um líquido com o vírus. As pálpebras ficam inchadas e caídas. Pode ocorre conjuntivite, diminuição da sensibilidade, inflamação e afinamento da córnea, inflamação do corpo ciliar e da íris, parte colorida do olho” explica.. Para evitar sequelas visuais a principal recomendação do médico  é consultar um oftalmologista assim que aparecem os primeiros sintomas. "Pessoas medicadas em até 48 horas após o aparecimento têm boa recuperação visual" comenta. O tratamento é feito com antivirais, analgésico e compressas frias de 5 a 12 dias, conforme a gravidade de cada caso. Segundo Queiroz Neto, ao contrário do herpes simples que tem recidivas periodicamente, o zoster não volta a aparecer. "Quando as bolhas secam  é sinal de que o vírus foi eliminado" explica.

Dicas de recuperação

 O especialista afirma que as principais recomendações para agilizar a recuperação  são:

·         Lavar as mãos sempre que tocar a área afetada.

·         Aplicar compressas de gaze embebida em água fria reduz o desconforto.

·         Não compartilhar toalhas e fronhas.

·         Evitar coçar os olhos.

·         Consultar um oftalmologista aos primeiros sintomas

Prevenção

De acordo com Queiroz Neto consumir alimentos que fortalecem a imunidade são a primeira linha de prevenção contra o herpes zoster.

Os principais elencados pelo médico são:

·         Iogurte que contém probióticos essenciais para o sistema imunológico.

·         Ostras que são ricas em zinco, elemento essencial para a saúde da retina, além de atuar na reconstrução dos tecidos.

·         Salmão que tem ação anti-inflamatória, regula a produção lacrimal e das células imunológicas

·         Tomate e morango que contêm licopeno e vitamina A antioxidantes capazes de proteger o sistema imunológico, combatem a catarata e a degeneração macular.

·         Carne, peixes, ovos, leite e queijo por conterem lisina, elemento que funciona como antiviral.

Outra dica do médico para proteger os olhos de quem já teve catapora na infância e está com mais de 50 anos é tomar a vacina para herpes zoster, aprovada desde 2015 pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Só não devem tomar esta vacinas as mulheres grávidas, pessoas alérgicas à gelatina e neomicina, quem faz uso contínuo de corticóide ou é portador de tuberculose e portadores de ceratocone que tenham alergia atópica grave.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter