X

Cultura

Livro conta histórias de mulheres que enfrentaram doenças incuráveis

Obra de duas jornalistas conta a trajetória de quatro pacientes santistas e como elas lidaram com a morte ao celebrar a vida

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/03/2015 às 15:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As jornalistas Beth Soares e Jessika Nobre lançam no próximo sábado o livro-reportagem Até o Fim. O lançamento acontece a partir das 18 horas, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340), em Santos.

O livro conta a história de quatro mulheres que convivem com doenças consideradas incuráveis. Dona Eguimar, por exemplo, tem absoluta certeza de que São Pedro vai recebê-la com samba. “A morte desistiu de mim.” Silvia Gonçalves fala com serenidade da virada de mesa que a vida lhe deu, mas a compreende porque teve coragem – nas palavras dela – de continuar em frente.

Sandra Coutinho driblou prognósticos negativos. Teve um filho dez anos depois de ser desaconselhada por seis médicos. “Minha fé sempre encontra um jeito.” E Fabíola Perroni garante que a cruz ficou mais fácil depois que instalou rodinhas nela. “Meu nome recebeu um asterisco, o que me torna única.” A biografia destas quatro mulheres é um conselho sobre a consulta, dia-a-dia, do cardápio da vida.

Livro conta a história de quatro mulheres que convivem com doenças consideradas incuráveis (Foto: Divulgação)

Além disso, Até o Fim relata a trajetória de dois médicos, especializados em Cuidados Paliativos, especialidade que trata do acompanhamento de pacientes que possuem enfermidades ditas incuráveis. Cuidar de maneira paliativa implica em reunir uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente no final da vida, permitindo a ele enfrentar o que resta da supervisão médica sem sofrimento, com dignidade. Na Baixada Santista, nenhum hospital possui o setor de Cuidados Paliativos.

A jornalista Beth Soares explica que “muitas pessoas têm medo de falar sobre a morte. É cultural. Mas este livro não é sobre morte, como se pode pensar de início. É um livro sobre a celebração da vida.”

O livro-reportagem é segunda obra da editora Ateliê de Palavras, que pertence à própria Beth e ao jornalista Marcus Vinicius Batista. Até o Fim é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), sob a orientação do professor André Rittes. O livro tem prefácio do jornalista André Azenha.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter