X

Cultura

Gravação inédita de João Gilberto é encontrada na internet; confira

Registro de show em Béziers, na França, em 1989, foi encontrada pelo pesquisador carioca Pedro Fontes

Folhapress

Publicado em 12/01/2021 às 22:02

Atualizado em 13/01/2021 às 01:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No áudio, João Gilberto canta e toca no violão o samba-enredo / REPRODUÇÃO

Uma gravação até então desconhecida de João Gilberto (1931-2019) cantando num show em Béziers, França, no ano de 1989, foi encontrada pelo pesquisador carioca Pedro Fontes.

No áudio, o criador da bossa nova, que morreu em julho de 2019, canta e toca no violão o samba-enredo "Caymmi Mostra Ao Mundo o Que a Bahia e a Mangueira Tem", que consagrou a Estação Primeira de Mangueira como campeã do carnaval de 1986. A composição é de Ivo Meirelles, Paulinho e Lula.

O pesquisador diz que já sabia da existência de uma versão do samba na voz de João por meio de uma gravação da plateia e reportagens da época, e procurava por ela há anos.

"Encontrei na internet as gravações da mesa de som de dois shows dele dos anos 80", comemorou.

Confira abaixo:

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Balsas

População cobra travessias eficientes na Baixada Santista

Segundo informações recentes, atualmente, existe somente um rebocador amarrado a um flutuante, em substituição às balsas que foram retiradas aproximadamente há um ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter