X

Cultura

Curta metragem celebra 40 anos do Mercado de Peixes

A produção audiovisual é assinada por Petruccio Araújo e mostra o Mercado de Peixes como uma referência paisagística, cultural e histórica da Cidade

Luana Fernandes

Publicado em 13/01/2022 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mercado de Peixe de Santos completa 40 anos neste domingo (16) / Divulgação

O Mercado de Peixes de Santos completa 40 anos de história no próximo domingo (16). Para celebrar e marcar a importância histórica do local, o curta "Garça Que Te Quero Peixe" - lançado no último dia 7 de janeiro - trata sobre a demolição do ponto turístico da Ponta da Praia.

A produção audiovisual é assinada por Petruccio Araújo e mostra o Mercado de Peixes como uma referência paisagística, cultural e histórica da Cidade. "Sua demolição quebrou um elo na história do município e se configurou como uma perda irreparável da arquitetura de qualidade produzida nas décadas de 70 e 80", explica o produtor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O curta com pouco mais de 18 minutos conta com depoimentos de comerciantes e de membros da Prefeitura falando sobre a importância do local, além de vídeos mostrando a pescaria, a venda do pescado e a presença das famosas garças na antiga construção. "A demolição do antigo edifício, deixou um vazio na Praça Gago Coutinho. Em seu lugar teremos uma estação do VLT, e, quanto às garças que embelezavam o edifício, elas também desapareceram do lugar para serem literalmente barradas no baile, é o que diz Daniela Quintas, filha do arquiteto do antigo projeto, Antonio Carlos Quintas.

Confira o filme no YouTube:

História

O Mercado de Peixes de Santos é uma atração turística, presente no roteiro de visitantes e, claro, dos moradores da cidade. O prédio recentemente inaugurado substitui o antigo Mercado de Peixe José Augusto Alves, inaugurado em 16 de janeiro de 1982, na praça Almirante Gago Coutinho, também na Ponta da Praia, que dispunha de 15 boxes. O prédio recebeu o nome do ex-presidente da Cooperativa Mista de Pesca Nipo-Brasileira, então um dos maiores comerciantes de pescados da região.

De estilo modernista, projeto pelo arquiteto Antonio Carlos Quintas (1947-1982), que faleceu em frente ao próprio mercado na véspera da inauguração, o prédio possuía cobertura em concreto e alvenaria, com formato de abóbodas, tecnologia inovadora à época. A composição de peixes estilizados que ornamentava as paredes externas era destaque no prédio. Essa cobertura em arcos foi preservada e hoje integra a área do Santos Convention Center, também inaugurado em 2020.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter