X

Sindical e Previdência

Sopesp e Sindestiva assinam convenção coletiva hoje

O ato ocorrerá às 9 horas, na sede do sindicato patronal, à Praça dos Andradas, 21, conjunto 12

Publicado em 10/12/2014 às 11:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) assina hoje, às 9 horas, com o Sindicato dos Estivadores, a Convenção Coletiva de Trabalho, com vigência entre 1º de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2016. O ato ocorrerá na sede do Sopesp, à Praça dos Andradas, 21, conjunto 12, no Centro de Santos.

O diretor-executivo do Sopesp, José dos Santos Martins, explica que a convenção “é um marco regulatório entre as partes e tem entre várias cláusulas o estabelecimento de normas e procedimentos de escalação, do intervalo interjornadas, multifuncionalidade, transferência do cadastro para o registro, cessão do trabalhador em caráter permanente nos termos da legislação aplicável denominado rodízio setorial e outros assuntos de natureza normativa dos trabalhadores portuários avulsos nas atividades de estiva”.

Fica também definido que as condições econômicas e de trabalho da atividade de estiva, “serão objetos de acordos coletivos de trabalho entre o Sindestivadores e as Câmaras Setoriais do Sopesp, ou com as empresas operadoras portuárias, prevalecendo estes sobre a convenção coletiva ou sentença normativa prolatada entre o Sopesp e o Sindestivadores”, complementa Martins.

Convenção define também as condições econômicas e de trabalho da atividade de estiva no Porto de Santos (Foto: Arquivo/DL)

Martins informa ainda que “se trata de matéria legal pertinente a essas relações, e tem caráter unitário, uniforme, obrigacional, sinalagmático e comutativo entre as partes, no que diz respeito as suas cláusulas. Assim, a anulação, exclusão ou mutilação de qualquer de suas cláusulas implicará no cancelamento da convenção coletiva de trabalho firmada entre as partes”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter