Semana do trabalhador na saúde se encerra hoje

O evento teve as presenças de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro e trabalhadores na saúde

Comentar
Compartilhar
20 MAI 201511h05

A Semana do Trabalhador na Saúde se encerra hoje, às 19 horas, com sessão solene na Câmara de Santos.  O vice-presidente do Sintrasaúde, Ademir Irussa, diz que o dia é comemorado em 12 de maio, e foi criado em 2014, após projeto de lei de autoria do vereador Cacá Teixeira (PSDB).

Ontem, no Sintrasaúde, foi realizado um seminário denominado A Saúde do Trabalhador na Saúde. O evento teve as presenças de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro e  trabalhadores na saúde.

A presidente da Fundacentro, Maria Amélia de Souza Reis, disse ao DL  que esses eventos são importantes para ampliar o debate em busca de soluções para os problemas que afetam a saúde do trabalhador. “O trabalhador da saúde tem que cuidar da saúde de outros e, muitas vezes, está com mais problemas  do que as pessoas que ele atende”.

Tereza Luiza Ferreira dos Santos, psicóloga presente (Foto: Matheus Tagé/ DL)

Informa que a Fundacentro, que tem sede em São Paulo,  está em 12 estados.

Já a psicóloga Tereza Luiza Ferreira dos Santos, também da Fundacentro,  disse que os empregados na saúde tem vários problemas de saúde e correm muitos riscos, entre eles, os acidentes com material biológico. “Esses riscos atingem outras profissões que são exercidas em hospitais e clínicas. Entre eles, pessoal de portaria, recepcionistas e trabalhadores em lavanderias”.

O MPT, segundo informou o Procurador  do Trabalho, Rodrigo Lestrade Pedroso,  tem como uma das preocupações, a fiscalização da coleta de lixo na Baixada Santista, que deve ser feito dentro da norma regulamentadora do setor.