X

Sindical e Previdência

Petroleiros mantêm greve contra leilão e por reajuste

Categoria está mobilizada e promete intensificar neste final de semana as manifestações

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/10/2013 às 14:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os trabalhadores petroleiros mantêm, pelo terceiro dia consecutivo, em greve nacional por tempo indeterminado. A categoria protesta contra o leilão de libra – agendado para a próxima segunda-feira – e também reivindica uma nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobras. A luta é também para barrar o PL 4330, que legaliza a terceirização nas atividades fins, representando um duro ataque aos trabalhadores de todo o país.

Na Baixada Santista, a categoria manteve ontem a paralisação com atraso de três horas na entrada ao trabalho na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão e nas demais unidades do litoral paulista.

Federação dos Petroleiros acusa direção de refinarias de assédio moral, insegurança gerencial e até mesmo cárcere privado em diversas unidades. E também denuncia a instabilidade causada pelo anúncio de que o governo Dilma enviará tropas do Exército e da Força Nacional para o local em que acontecerá o leilão de Libra, no Rio de Janeiro. Diz tratar-se de uma postura claramente antidemocrática.

A entidade sindical diz que o Governo está, com isso, lançando mão de todas as ações possíveis (inclusive, repressivas) para garantir a realização da maior privatização da história do país – superior até mesmo a todas as privatizações do governo neoliberal de FHC nos anos 1990. “Dilma está colocando à venda o equivalente a uma Petrobrás”, diz a nota da federação.

Todas as atenções da categoria, que ontem promoveu protestos em São Paulo e em várias partes do País, se concentra agora no Rio de Janeiro, onde será realizado o leilão, na próxima segunda- feira.

Categoria tenta evitar, na justiça, a realização do leilão e o Governo prepara esquema de segurança no local.

Greve dos trabalhadores da RPBC é parcial, com paralisação diária de três horas (Foto: Luiz Torres/DL)

Sindipetro mantém atrasos de 3h no litoral

O Sindipetro Litoral Paulista manteve ontem os atrasos de 3h no início do expediente dos trabalhadores de turno na RPBC, em Cubatão, e na UTGCA, em Caraguatatuba, onde a adesão foi de 100% do turno e 80% do ADM.

Boa parte dos trabalhadores do ADM da RPBC também participou do atraso, que contou com diversas intervenções de trabalhadores petroleiros da base.

Nas plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos, os trabalhadores estão atrasando, por tempo indeterminado, no início do dia, a emissão de PT (Permissão de Trabalho) em três horas.

Na noite de ontem a categoria se encontrava reunida em assembleia para decidir sobre os rumos do movimento e se haveria adesão em tempo integral na greve, seguindo o mesmo esquema da greve em nível nacional. Outrra decisão era sobre as manifestações da categoria , na próxima segunda-feira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter