X

Sindical e Previdência

Greve atinge todas as refinarias do País

Petroleiros entraram em greve ontem contra leilão de área petrolífera no pré-sal e por reajuste salarial

Publicado em 18/10/2013 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A greve dos petroleiros iniciada ontem, atinge todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da empresa no país, segundo avaliação da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

São duas as reivindicações dos trabalhadores: eles pedem o cancelamento do leilão da área petrolífera de Libra, no pré-sal, marcado para a próxima segunda-feira, além de melhorias salariais.

Petroleiros decidiram em assembleias que a greve será por tempo indeterminado. Na Baixada Santista, a decisão foi de greve geral, porém, de apenas três horaas diárias, mas também por tempo indeterminado.

Segundo sindicalistas, o campo de Libra é considerado a maior descoberta de petróleo já realizada no Brasil, uma área com volume de 8 bilhões a 12 bilhões de barris recuperáveis de óleo na bacia de Santos. Eles querem impedir o leilão.

Assembleia na Sindipetro decidiu greve diária de 3 horas (Foto: Matheus Tagé/DL)

A Petrobras informou   que adota “todas as medidas necessárias para garantir suas operações” durante as mobilizações de funcionários grevistas.
Em nota, a empresa afirmou que “não cabe posicionamento” sobre as principais reivindicações dos trabalhadores grevistas - a suspensão do leilão de Libra, na próxima segunda-feira, e a retirada do Projeto de Lei 4330, em tramitação, que regulamenta a terceirização.

“A companhia tem como prática nesse tipo de mobilização tomar todas as medidas necessárias para garantir suas operações, de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado, sendo mantidas as condições de segurança dos trabalhadores e das instalações da companhia”, diz a nota.

Petroleiros se reúnem hoje para fazer balanço da greve.

No comunicado, a Petrobras informou ainda que tem negociado as questões salariais do Acordo Coletivo de Trabalho em diversas reuniões com representantes sindicais nas últimas semanas. A proposta da empresa é de reajuste de 7,68% e gratificação, além de benefícios sociais. 

Na Baixada, categoria decide parar  apenas 3 horas por dia

A greve na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, terá paralisação de apenas três horas diárias, com atraso no turno das 7 horas. Decisão foi tomadaem  assembleias realizadas na sede (Santos) e sub-sede (São Sebastião) do Sindicato, os petroleiros do Litoral Paulista.

Ainda de acordo com a decisão da categoria, não haverá emissão de PT’s (Permissões de Trabalho), inclusive nas plataformas de Merluza e Mexilhão. Os atrasos de 3h seguirão por tempo indeterminado contra o leilão de Libra e por um ACT digno até que a companhia apresente uma nova proposta.

A decisão foi tomada após uma longa discussão entre os petroleiros que compareceram à assembleia sobre a forma de mobilização a ser adotada.
E a greve de três horas teve início ontem e vai se repetir por tempo indeterminado, seguindo o calendário de paralisações em todo País. Mas, deverá haver novas avaliações  no decorrer do movimento grevista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter