X

Sindical e Previdência

Estivadores e portuários fundam hoje federação única

Nova federação representará trabalhadores avulsos e empregados vinculados pela CLT e sua fundação ocorre hoje em Santos

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2017 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nova entidade sindical terá representação nacional e vai defender trabalhadores portuáruios e avuilsos / Matheus Tagé/DL

Uma pergunta vem sendo feita por trabalhadores portuários e avulsos de todo País. As federações nacionais dos estivadores (FNE), dos portuários (FNP) e dos conferentes, consertadores, vigias, trabalhadores de bloco, arrumadores e amarradores  Fenccovib) estão com os dias ­contados?

Parece que sim. Nesta quinta-feira (8), sete sindicatos de Santos, filiados às três entidades, participarão de assembleia, às 9 horas, para fundar a federação nacional dos estivadores e portuários do Brasil.

A nova FEPB também será debatida em assembleias semelhantes nas demais cidades portuárias, explica o presidente do sindicato dos estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’.

O edital de fundação da FEPB é assinado também por Claudiomiro Machado ‘Miro’, Everandy Cirino dos Santos, Wilson Roberto de Lima, Adilson de Souza, Marcos Sanches e Francisco Erivan Pereira.

Eles são presidentes dos sindicatos dos operários portuários (Sintraport), empregados na administração dos portos (Sindaport), trabalhadores do bloco, consertadores, conferentes e arrumadores.

A finalidade da federação, segundo Nei, é unir todas as categorias  portuárias, para exigir, do governo e dos empresários, respeito à legislação do setor, inclusive à lei 12.815-2013.

Essa lei, explica o estivador, dispõe sobre a exploração direta e indireta dos portos e instalações portuárias pela União. E sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários.

“Infelizmente, os empresários não a respeitam, principalmente seu artigo 40”, reclama Nei. Ele pondera que o artigo normatiza o trabalho com vínculo empregatício e o avulso.

Para o sindicalista, “a atuação das federações não têm dado resultados positivos. Precisamos colocar mais pressão sobre o governo e os empresários, para que cumpram a lei”.

Nei diz que “os portuários sofrem Brasil afora, perdendo muitos postos de trabalho, vendo seus ganhos despencarem, sem que as federações atuem conforme as expectativas”.

Vinculados

O presidente do Sintraport lembra que a FEPB representará não apenas trabalhadores avulsos, ligados aos órgãos gestores de mão de obra (Ogmos), mas também vinculados celetistas.

Miro cita o caso dos empregados das companhias docas, regidos pela consolidação das leis do trabalho (CLT), e também de empresas que prestam serviços a essas estatais.

Em Santos, ele aponta os trabalhadores de máquinas e manobras da empresa ferroviária ALL Rumo e os mecânicos, eletricistas e outros profissionais da usina hidrelétrica de Itatinga.

A assembleia, aberta aos trabalhadores de base de cada sindicato, será na sede do Sindaport, na Rua Júlio Conceição, 91, Vila Mathias, para eleger diretoria, conselho de administração e conselho consultivo.

A FNE é a mais antiga das três federações, fundada em 1949. A FNP é de 1953. E a Fenccovib foi fundada em 1988. Santos, que encabeça o movimento, é o maior porto latino-americano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter