Empresas devem entregar RAIS até amanhã

Empresa que não fizer entrega no prazo prejudicará seus empregados que não receberão abono salarial

Comentar
Compartilhar
20 MAR 201410h54

O prazo legal para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2013, termina amanhã. Devem declarar a RAIS todos os empregadores, sejam públicos ou privados, com ou sem empregados, com registro ou não nas juntas comerciais, que devem relacionar os empregados contratados sob o regime da CLT, por prazo indeterminado ou determinado, inclusive a título de experiência.

O prazo para declaração teve início em 20 de janeiro desse ano e o empregador que não entregar a RAIS no prazo legal ficará sujeito à multa a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, dependendo da quantidade de funcionários da empresa.

Quando o empregador não entrega a RAIS no prazo legal com as informações solicitadas pelo Ministério, ele prejudica seu empregado, pois o mesmo não terá direito ao Abono Salarial que é pago anualmente pelo MTE somente aos trabalhadores informados na RAIS.

Em 2012 foram informados à coordenação da RAIS/MTE um total de 73.326 milhões de vínculos empregatícios, enviados por 7.885.436 estabelecimentos em todo o país.

Relação de empregados deve ser enviada ao MTE (Foto: Matheus Tagé/DL)