Aposentados já podem consultar declaração de rendimentos

Demonstrativo de rendimentos já está disponível para consulta de aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS

Comentar
Compartilhar
03 MAR 2017Por Francisco Aloise 10h50
Aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS devem acessar o site da previdência social para imprimir o informe de rendimentos para Receita FederalFoto: Matheus Tagé/DL

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social que são obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, ano base 2016, já podem acessar o demonstrativo de rendimentos na página da Previdência.

As declarações serão recebidas pela Receita até o dia 28 de abril. Após essa data, os contribuintes terão de pagar multa pelo atraso na entrega.

Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o portal da Previdência e consultar o Demonstrativo de rendimentos   no menu de serviços do INSS, informar o ano base –no caso, 2016–, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

O documento também poderá ser retirado nas Agências de Previdência Social (APS). Para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.

Está obrigado a apresentar declaração à Receita Federal quem recebeu, em 2016, rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.

Debate

Debate sobre a nova aposentadoria no Brasil será realizado na próxima terça-feira no Sindipetro, em Santos.

Para debater com a população os principais itens da reforma e, ao mesmo tempo, articular mobilizações conjuntas entre as entidades de classe da região, a Frente Sindical Classista da Baixada santista realiza o 1º Encontro de
Formação e Mobilização com o tema “Desmonte da Previdência – o Futuro Roubado”.

A atividade será realizada às 18h30, na sede do Sindicato dos Petroleiros (Avenida Conselheiro Nébias, 248), e terá dois palestrantes especialistas na área como convidados: Vilson Antonio Romero, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIG); e Sérgio Pardal, advogado e professor especializado em Direito Previdenciário.