UPA de Peruíbe volta a atender urgência odontológica

Medida faz parte da retomada de atendimentos da Saúde que tinham sido suspensos por conta da pandemia

Comentar
Compartilhar
27 SET 2020Por Da Reportagem11h11
Foto: Luiz Pinheiro/Prefeitura de Peruíbe

Os moradores de Peruíbe que necessitam de atendimento de urgência odontológica já podem contar novamente com o serviço que é feito na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município para casos como dor de dente, hemorragia, traumatismos dentários, infecções, abcessos e lesões em tecidos moles.

A coordenadora de Saúde Bucal, Claudia de Oliveira Ferreira, explica que inicialmente os atendimentos acontecerão aos finais de semana e feriados das 8h às 20h. "Durante a semana, as UBSs Trevo, Caraguava, Ribamar, Guaraú e Veneza continuarão atendendo as urgências das 7h às 11h e das 12h às 16h."

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para a segurança a de todos os pacientes e dos profissionais, os atendimentos serão realizados, respeitando as normas técnicas vigentes preconizadas pelo Ministério da Saúde, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Conselho Federal de Odontologia.

Inaugurada em fevereiro de 2018, a primeira sala odontológica de urgência e emergência da cidade já realizou milhares de atendimentos. O serviço também conta com suporte de cirurgião buco-maxilo-facial em atendimentos nos casos de fraturas ósseas de face.

Para a implantação desse importante serviço, a Secretaria e a Coordenação de Odontologia levaram em consideração a alta demanda de atendimentos de urgências nas unidades básicas de saúde (UBSs), o que resultou em maior acesso da população, melhorias na assistência e na qualidade dos atendimentos.

Ainda segundo a coordenadora, para os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações e procedimentos preventivos, o atendimento está sendo feito nas unidades básicas de saúde para gestantes e pacientes com comorbidades. "Devido a pandemia, nós estamos retomando esses atendimentos gradativamente."