X

Saúde

Suspensão de contratos pode deixar pacientes com câncer e HIV sem medicamentos no SUS

O Ministério da Saúde justificou a suspensão de contratos com 18 laboratórios que atendem a demanda SUS alegando irregularidades.

Da Reportagem

Publicado em 20/07/2019 às 16:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

ONU/Unaids/Divulgação

O Ministério da Saúde suspendeu na última semana os contratos com 18 laboratórios que fabricavam medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as fórmulas que não serão mais produzidas estão alguns tipos de drogas que combatem o câncer de próstata e de mama, a Hepatite C, o mal de Palkinson, HIV dentre outras. Estima-se que mais de 30 milhões de pessoas possam ser afetadas com a falta destes remédios.

Segundo o Ministério da Saúde, foram encontradas irregularidades nos contratos entre os laboratórios envolvidos. E a informação foi confirmada pela Controladoria Geral da União (CGU) e também pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Os laboratórios que tiveram seus contratos suspensos - alguns ainda estão em fase de suspensão - negam qualquer tipo de irregularidade e afirmam que o Governo Federal economiza mais de R$ 20 bilhões por ano mantendo a produção das drogas com eles.

Por sua vez, o Ministério da Saúde, através de nota, disse que os pacientes não serão prejudicados com a falta destes medicamentos. Segundo a pasta, os remédios serão comprados de laboratórios particulares. Mas ainda não há informações sobre o prazo para iniciar essas compras e quais empresas privadas serão responsáveis pelo fornecimento das drogas ao SUS.

*Com informações da IstoÉ

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter