X

Saúde

SP alerta para prevenção contra o sarampo para quem vai ao nordeste e ao exterior

Além dos viajantes, vacinação também é indicada para crianças entre 1 e 5 anos e para profissionais de turismo

Publicado em 23/02/2015 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta para a importância da vacinação contra o sarampo para quem vai viajar ao nordeste brasileiro ou ao exterior.
O alerta é em virtude da incidência da doença em regiões com alto fluxo de visitação turística, a exemplo dos Estados Unidos e do Ceará (nordeste do País). Em 2015 há também registro de sarampo na Europa (Alemanha, Bósnia-Hezergovina e Sérvia), na Ásia (China), na África e na Oceania. A dose da vacina deve ser tomada preferencialmente 15 dias antes da viagem.

Além dos viajantes, a vacina também é indicada em crianças com idade entre 1 e 5 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença na campanha realizada no final de 2014.
Recomenda-se também a imunização aos profissionais da área de turismo, motoristas de taxi, funcionários de hotéis e restaurantes, entre outros que tiveram contato com viajantes em visita ao Estado.

Não existe circulação endêmica do vírus do sarampo no Estado desde 2000. Entretanto, trata-se de uma doença altamente contagioso, que pode ser transmitida por secreções expelidas por meio de tosse e espirro, por exemplo. O vírus fica incubado por um período de 7 a 18 dias e pode resultar em quadros graves, apresentar complicações sérias como pneumonia, diarreia e encefalite, ou levar a óbito.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta para a importância da vacinação contra o sarampo (Foto: Divulgação)

Por isso, a população deve permanecer atenta aos quadros de febre e de exantema (manchas avermelhadas na pele) acompanhados de sintomas como tosse, coriza ou olhos avermelhados, que podem representar casos de sarampo ou rubéola. Em situações como essa, deve-se buscar avaliação médica imediata e evitar contato com outras pessoas até a confirmação do diagnóstico.

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter