X

Saúde

São Vicente ganha espaço para cuidar da mente

Local oferece serviços de constelação familiar, sessões de quiropraxia, massoterapia, hipnoterapia regressiva, florais de Bach, reiki e Barra de Access.

Vanessa Pimentel

Publicado em 22/09/2019 às 08:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Terapias holísticas tratam o ser humano de forma integral, unindo o lado emocional, mental, espiritual e físico . / DIVULGAÇÃO

São Vicente ganhou, neste fim de semana, um oásis voltado à busca da paz interior. É a Casa Florescer, um espaço de terapias integrativas e holísticas que pretende se tornar referência na Baixada Santista.

Comandado pela psicoterapeuta junguiana Ana Maria Rocha, o local oferece os serviços de constelação familiar, sessões de quiropraxia, massoterapia, hipnoterapia regressiva, florais de Bach, reiki, Barra de Access, acupuntura, danças circulares, hatha yoga, entre outras técnicas, além de cursos e encontros.

Para entender melhor como algumas práticas agem no corpo, na mente e na alma, o DL conversou com os profissionais da casa.

Diário do Litoral - Uma pessoa que está com depressão, pode obter ajuda através de terapias holísticas?

Ana Maria Rocha (psicoterapeuta) - Sim. As terapias holísticas tratam o ser humano de forma integral porque acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar a pessoa em seu contexto geral. Concentrando-se tanto na causa do desequilíbrio energético como dos sintomas físicos. A terapia holística se apresenta como um tratamento/acompanhamento complementar ao convencional.

DL - Em 15 anos de experiência, como tem acompanhado o crescente número de pessoas diagnosticadas com ansiedade? Os florais podem atuar nesses casos?

Ana Maria - Observo em muitas pessoas que nos procuram uma cobrança excessiva, seja interna ou externa, na família, no trabalho, entre outras, que desencadeiam o sentimento de ansiedade, uma reação do nosso organismo a excessivas expectativas. Os florais de Bach ou de Saint Germain combatem naturalmente a ansiedade, ajudam a equilibrar as emoções, não causam dependência, sem efeitos colaterais e quando usados em complemento ao tratamento médico convencional, proporcionam uma recuperação mais rápida.

DL - Como funciona a terapia "Barras de Access"?

Ana Maria - É feita a partir de toques suaves em 32 pontos energéticos em torno da cabeça que armazenam toda corrente eletromagnética das sinapses neurais que criam os padrões comportamentais e reações programadas. Em geral, as pessoas procuram um terapeuta de Barras quando estão sentindo angústia, depressão, estresse ou ansiedade. Também quando as dores físicas ficam mais fortes que os remédios, por conflitos internos ou relacionamentos. A terapia de Barras também pode ser aplicada em pessoas que estão em busca de autoconhecimento, inteligência emocional, harmonia energética, reconexão consigo mesmo, ou quando a pessoa sente que precisa de ajuda, mesmo sem motivo aparente.

DL - O que é a Cerimônia do Cacau?

Melissa Coronado (terapeuta) - O cacau é um fruto orgânico que provém da Amazônia e que tem uma série de substâncias nutricionais boas para a saúde. Na cerimônia, é servido em forma de uma bebida encorpada e milenar que libera uma das principais substâncias do corpo, chamada serotonina. Esse estímulo dá uma sensação prazerosa que ajuda no combate à depressão, ansiedade e TPM.

DL - O que é a técnica Biocibernética (Biokybernetik por Smit)?

Marcia Esteves (terapeuta) - A técnica básica de Biocibernética por Smit consiste em uma sequência padrão de microestimulação na pele com instrumento específico (Smiter) e não depende da realização de diagnósticos clínicos biomédicos. Além da sequência básica padrão de microestimulação, há uma série de pontos que ajudam a diagnosticar problemas específicos. A técnica tem demonstrado benefícios na saúde em suas dimensões física, psíquica e espiritual. Promove relaxamento muscular, realinhamento da coluna, restabelecimento da simetria corporal, restauração do sistema de autorregulação, reconhecimento automático das disfunções orgânicas e promoção da autocura. Atua na dimensão energética e não provoca efeitos colaterais. A técnica pode ser associada a outras terapias integrativas complementares (acupuntura ou homeopatia, por exemplo) e também à medicina alopática.

DL - O que é Bioressonância magnética?

Marcia - O Analisador de Bioressonância Magnética é um equipamento que fornece 43 relatórios com informações sobre nível de intoxicação por metais pesados, nutrição por vitaminas e sais minerais. É um processo muito simples, sem incômodo, livre de fatores contaminadores como drogas ou radiação.

DL - É preciso ser religioso para procurar por terapias holísticas?

Ana Maria - Não. As Terapias Holísticas não interferem na fé de quem as procura, e também não está ligada a nenhuma religião. Um Terapeuta Holístico trabalhará sempre a partir do ponto de vista e da experiência de vida do consulente e incentivará boas práticas, desde que as mesmas proporcionem bem-estar, qualidade de vida e equilíbrio energético. Nesse sentido, não há necessidade de ter alguma prática religiosa.

DL - O que é Constelação Familiar?

Ana Maria - É uma prática terapêutica que atua no realinhamento e reorganização do sistema familiar. Por meio dela é possível identificar os eventos fenomenológicos que possam estar influenciando atualmente na vida de uma pessoa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter