X

Saúde

Guarujá publica decreto que mantém regras da Fase Emergencial do Estado

Regras estabelecidas pelo Plano SP de Combate à Covid-19 são mantidas em Guarujá, inclusive com interdição das praias e espaço públicos de lazer

Da Reportagem

Publicado em 05/04/2021 às 15:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As praias e outros espaços públicos permanecem sob restrição, seguindo o que recomenda a Fase Vermelha Emergencial do Plano SP / DIEGO MARCHI/PMG

A Prefeitura de Guarujá publicou o decreto 14.238, que estabelece regras temporárias para o funcionamento parcial e condicionado das atividades comerciais, empresariais e de prestação de serviços. A publicação foi feita em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, com validade a partir desta segunda-feira (5), mantendo as restrições já impostas pela Fase Vermelha Emergencial do Plano SP de Combate à Covid-19.

Durante as duas últimas semanas, Guarujá esteve em regime de 'lockdown', assim como as demais cidades da região, com restrições ainda mais rígidas, forma encontrada para manter o isolamento entre as pessoas e conter aglomerações, medida cientificamente vista como ideal para evitar a proliferação do coronavírus e, por conseqüência, da doença.

A ocupação dos leitos para tratamento da doença ainda é alta, de 98%, o que exige a adoção de regras de convivência que restringem o funcionamento de algumas atividades empresariais. Entre as regras do decreto, está o funcionamento restrito de atividades não essenciais, mas as atividades essenciais, principalmente no setor de alimentação e saúde, estão garantidas desde que observadas as medidas sanitárias, como distanciamento social, percentual máximo de ocupação e uso de álcool em gel. Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques devem continuar atendendo em sistema de entregas por delivery ou drive-thru.

As praias e outros espaços públicos permanecem sob restrição, seguindo o que recomenda a Fase Vermelha Emergencial do Plano SP. As barreiras de bloqueio para entrada de veículos serão implantadas entre sexta-feira e domingo. Estão autorizados a entrar apenas os veículos cujos ocupantes comprovem domicílio no Município, não apenas ocupação eventual. O decreto também mantém a proibição de locação de imóveis para turismo.

Caso não seja comprovado o que estabelecem as regras, o condutor será orientado a retornar ao seu local de origem e, caso se recuse a retornar, o veículo será removido ao pátio. Para garantir o cumprimento das regras do decreto, a Prefeitura de Guarujá segue mobilizando as equipes de várias secretarias municipais e apelando à conscientização da população, já que a pandemia é uma preocupação freqüente das autoridades ligadas ao setor de saúde.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter