X

Saúde

Entidades defendem vacinação contra Covid-19 para grávidas e tentantes

Segundo as organizações, imunização não traz risco para mulheres e bebês

Da Reportagem

Publicado em 16/02/2021 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de grávidas, as entidades internacionais de reprodução humana também afirmam que tentantes (mulheres em tratamento hormonal ou de reprodução in vitro) devem ser imunizadas / Divulgação

Embora grávidas não tenham sido incluídas nos testes para as vacinas contra a Covid-19, o que gera dúvidas quanto aos riscos da imunização para as futuras mamães, elas devem ser vacinadas. Esta é a posição da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (Redlara) e de outras sociedades médicas da América Latina.

O médico especialista em reprodução humana Condesmar Marcondes explica por que mulheres gestantes podem ser vacinadas. "Como esta doença ainda é muito nova, nós não temos estudos de um longo prazo. Entretanto, é certo que nenhuma das vacinas contém o vírus vivo. Portanto, elas não aumentam o risco de desenvolver a patologia", diz.

Desta forma, o médico, que atua em Santos, defende que mulheres que esperam bebês sejam incluídas nos planos de imunização, a fim de se salvar vidas. "Isso seria importante, porque as gestantes integram os grupos de risco".

Marcondes ressalta, ainda, que as vacinas não representam risco para mãe ou bebê por causa da forma como foram desenvolvidas. "Elas não trazem partes vivas do novo coronavírus. São partes sem vida. Então, o perigo de transmissão da doença da mãe para o bebê devido à vacina é nulo".

Além de grávidas, as entidades internacionais de reprodução humana também afirmam que tentantes (mulheres em tratamento hormonal ou de reprodução in vitro) devem ser imunizadas.

"É claro que cada caso precisa ser estudado e definido entre a paciente e o médico que a acompanha. Mas, a vacina é segura e não torna ninguém mais vulnerável ao novo coronavírus. Então, a imunização não atrapalha o processo de tratamento nem pode tornar o procedimento ineficaz. Por isso, este grupo não tem com o que se preocupar", garante.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter