X

Saúde

Droga que combate piolho foi eficaz contra coronavírus, dizem cientistas australianos

Estudos estão em fases iniciais e pesquisadores dizem que não é para as pessoas comprarem a medicação à fim de prevenir ou tratar a covid-19

Da Reportagem

Publicado em 05/04/2020 às 10:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

*Foto meramente ilustrativa / YVES HERMAN/EBC/AB

Não é para as pessoas buscarem as farmácias para comprar o ivermectina. Estudos iniciais in vitro (em laboratório) realizados por cientistas australianos apontaram que a substância - utilizada para combater, dentre outras coisas, piolhos e verminoses - foi muito eficaz para impedir a replicação do coronavírus e, assim, pode dar tempo ao sistema imunológico humano de produzir anticorpos que o combatam de forma mais aguda. Porém, agora, os testes sairão apenas das células infectadas em laboratório e passarão a ser feitos em seres humanos.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Monash (Austrália) e do laboratório de infecções virais do Hospital Real de Melbourne, e foi publicado no periódico Antiviral Research. Nele os pesquisadores apontaram que, in vitro, a substância ivermectina freou a multiplicação do coronavírus e, assim, ele foi erradicado em cerca de 48 horas após o uso da substância. Agora os cientistas testarão a droga dentro do corpo humano infectado e analisarão como será a resposta, especificamente. 

A ideia é a de que as próximas fases de teste sejam rápidas. E os médicos insistem: por se tratar de uma etapa inicial, não está comprovado, por hora, que a ivermectina vá funcionar completamente. Logo, as pessoas ainda NÃO devem buscar essa medicação para fins de prevenir ou tratar a covid-19.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter