X

Saúde

Diretor do Butantan diz que Coronavac é a vacina mais segura do mundo

'É vacina mais segura neste momento não do Brasil, mas do mundo", disse Dimas Covas, em coletiva ao lado do governador João Doria

Bruno Hoffmann

Publicado em 19/10/2020 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dimas Covas é diretor do Instituto Butantan / Reprodução/Governo de SP

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, apresentou novos dados sobre os estudos para a produção da Coronavac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan. De acordo com Covas, se trata neste momento da vacina mais segura do mundo.

“É a vacina mais segura neste momento não do Brasil, mas do mundo”, disse Dimas Covas, em coletiva ao lado do governador João Doria (PSDB).

A fala se deu após Dimas mostrar estudos que comparam resultados de testes da Coronavac a outros imunizantes, com a demonstração, por exemplo, de efeitos colaterais ocorridos em voluntários que realizaram o teste com a vacina.

Os testes no Brasil estão sendo feitos com 13 mil voluntários em 16 centros de vacinação em sete estados. Segundo ele, todos os detalhes do estudo estão publicados, em inglês, em uma publicação internacional.

Um slide durante a apresentação de Covas mostrou que, até dezembro deste ano, os volumes previstos da Coronavac são de 6 milhões de doses em frascos unidose produzidos na China e de 40 milhões de doses em frascos multidoses produzidos no Butanta, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Depois, estão previstos 15 milhões de doses adicionais em frascos multidoses até fevereiro de 2021 e 40 milhões de doses adicionais até maio de 2021, ambas produzidos no Butantan.

“Esperamos que essa vacina seja incorporada ao nosso PNI e que possa estar disponível nos programas nacionais de imunização o mais rapidamente possível”, disse Dimas.

Ferrovias

Durante a coletiva, o governador João Doria também anunciou um investimento de R$ 6 bilhões na malha ferroviária do estado. Segundo o tucano, a medida gerará 134 mil novos empregos. “É a maior ampliação do transporte ferroviário no estado de São Paulo nos últimos 50 anos”, disse o governador.

O investimento está dentro do Programa de Retomada 21/22, anunciado na semana passada e que pretende retomar a economia do Estado após a pandemia do novo coronavírus.

As obras nas rodovias será de uma empresa privada, e estão previstas duplicações, reativações de trechos, ampliação de pátios e ampliação total de ferrovias em 72 municípios paulistas.

“Todas as semanas, provavelmente, nós teremos aqui anúncios de retomada econômica em diferentes setores de nossa economia”, prometeu Doria.

Leia mais sobre na Gazeta de S. Paulo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter