X

Saúde

Dengue coloca 16 bairros da capital em estado de emergência

A classificação usada pela Secretaria Municipal de Saúde tem como base o Plano de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue do Estado de São Paulo, referente aos anos de 2014 e 2015

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/04/2015 às 15:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além dos distritos em situação de epidemia, há 16 bairros em estado de emergência. São 12 com índice epidêmico - Casa Verde não entrou na classificação - e Pedreira, Capão Redondo, Jardim Ângela e Jabaquara, todos na zona sul. Ali, os pacientes com suspeita de dengue não são submetidos a exames de sangue para confirmação da doença e já passam a receber tratamento, como hidratação.

A classificação usada pela Secretaria Municipal de Saúde tem como base o Plano de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue do Estado de São Paulo, referente aos anos de 2014 e 2015, que também usa o coeficiente de incidência, mas com um padrão diferente do utilizado pela Organização Mundial da Saúde, que considera epidemia 300 casos para cada 100 mil habitantes. Nessa classificação, por exemplo, um distrito com mais de 100 mil pessoas pode entrar em estado de emergência com 80 casos.

Segundo o secretário adjunto municipal de Saúde, Paulo Puccini, a faixa que mais condiz com a realidade dos distritos de São Paulo é a de população entre 100 mil e 249.999 e incidência de 150 casos por 100 mil habitantes. "O que acontece em situação de emergência é que deixamos de fazer a sorologia em todos os casos. O estado de emergência não tem relação com epidemia", afirmou.

Além dos distritos em situação de epidemia, há 16 bairros em estado de emergência (Foto: Divulgação)

Segundo Puccini, os distritos que estão nessa situação correspondem às localidades que têm recebido mais ações de prevenção e combate à dengue. "Foram essas áreas que receberam as tendas, o fumacê (uso de inseticida) e as visitas dos agentes."

Água

Puccini voltou a dizer que o número de casos na capital tem relação com altas temperaturas do verão e com acúmulo irregular de água nas residências por causa da crise hídrica.

Distritos

Considerando a porcentagem de habitantes por distrito, 11 estão em situação de epidemia: Brasilândia, Cidade Ademar, Jaraguá, Pirituba, Cachoeirinha, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Freguesia do Ó, Perus, Limão e Casa Verde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Equipe de Ginástica artística de Praia Grande embarca para a Copa Estadual

Competição acontece na cidade de Araraquara

Nacional

Calamidade: Rio Grande do Sul registra 31 mortos por causa do temporal

A Defesa Civil divulgou um novo alerta indicando a possibilidade de continuidade das chuvas até o meio-dia de segunda-feira

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter