Comunidade do Monte Serrat ganha policlínica

Dentro da programação comemorativa ao 468º aniversário de Santos, a Prefeitura entregou um presente especial para a comunidade do Monte Serrat.

Comentar
Compartilhar
23 JAN 201410h11

Dentro da programação comemorativa pelo 468º aniversário de Santos, a ser celebrado no domingo (26), a Prefeitura entregou um presente especial para a comunidade na manhã desta quarta-feira (22): a nova Policlínica Monte Serrat Saúde da Família.

O equipamento passa a funcionar em imóvel próprio, moderno e totalmente adaptado às necessidades de uma unidade de saúde, num investimento de R$ 345 mil. A unidade atende agora na praça Correa de Melo s/nº, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Entre as novidades está a sala de vacinação e odontologia.

"A melhoria da qualidade da saúde pública é um grande desafio em todo país. Assumimos esse compromisso em Santos e estamos trabalhando dentro da reorganização de todo sistema. A inauguração desta unidade é um antigo sonho dos moradores do Monte Serrat, que agora se torna realidade. Já entregamos também nos bairros do Gonzaga e Marapé, iniciamos as obras da UPA (unidade de pronto atendimento) Central em dezembro e ainda este ano começaremos as da Zona Noroeste. E uma outra grande notícia para a população santista é que ainda nesta semana vamos iniciar as obras do Hospital dos Estivadores”, garantiu o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O equipamento passa a funcionar em imóvel próprio, moderno e totalmente adaptado às necessidades de uma unidade de saúde, num investimento de R$ 345 mil

Qualidade para usuários e trabalhadores da saúde
A inauguração teve a benção do Frei André Becker, do Santuário do Valongo, e a presença de lideranças de bairro, vereadores e comunidade. O secretário municipal de saúde em exercício, Renato Pastorello, destacou que a unidade é referência no atendimento a 1.400 moradores.

A unidade conta com consultório médico, de enfermagem, de dentista, sala de curativo e coleta de exames, de inalação, de vacina, além de dependências administrativas e sanitários adaptados a portadores de necessidades especiais.

A equipe é composta por médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista, auxiliar de saúde bucal e administrativos. Entre os novos trabalhos em grupo que passarão a ser desenvolvidos estão a terapia comunitária e o Movimente-se com a música e a dança.

“O atendimento de saúde é a principal prioridade dos nossos moradores. Essa obra foi toda planejada. Agora temos um espaço para acolher a todos com mais qualidade. É um presente”.
João Benício, presidente da Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat.

“O espaço era muito apertado, estava com vazamento, não tínhamos sala de dentista. Agora ficou bonito, uma beleza. Os moradores ganharam muito. Agora sim vou poder cuidar dos meus dentes”.
Antônio Rodrigues (Mestre Bahia), mestre de capoeira, morador há 32 anos.

“Estávamos precisando de um espaço como este, arejado, amplo. Vim aqui prestigiar e agradecer. Finalmente temos uma sala de dentista, uma sala de vacinação. Ficou nota dez”.
Maria Aparecida da Silva, comerciante, moradora há 36 anos.


Foto: Marcelo Martins