X

Saúde

Brasil tem 40 novas mortes por coronavírus, e total de óbitos vai a 241

Foram 40 novas mortes confirmadas nas últimas 24 horas, o segundo maior volume registrado desde o início da emergência pela Covid-19

Folhapress

Publicado em 01/04/2020 às 20:56

Atualizado em 01/04/2020 às 20:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

RAHEL PATRASSO/AGÊNCIA BRASIL

O Brasil já registra ao menos 241 mortes pelo novo coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (1º). Foram 40 novas mortes confirmadas nas últimas 24 horas, o segundo maior volume registrado desde o início da emergência pela Covid-19. O recorde foi registrado na terça (31), com 42 mortes confirmadas.

Com os novos dados, o país também já soma 6.836 casos confirmados da doença. O número representa um salto de 20% em relação ao dia anterior, quando eram contabilizados 5.717 casos.

O ministério, porém, tem informado que o número real de casos tende a ser maior, já que são testados apenas os casos graves, de pacientes internados em hospitais, e há casos represados à espera de confirmação.

"Hoje o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando na nossa sociedade. O que aumenta e muito a necessidade de termos muito mais cuidado", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Ele fez novo apelo para que a população reforce o distanciamento social. Para o ministro, medidas já adotadas em alguns estados já ajudaram a evitar aumento ainda maior de casos. A previsão é que o tamanho desse impacto seja medido nos próximos dias.

"Vamos colher os frutos dessa semana nos próximos 14 dias. Ainda estamos pagando o que fizemos até 14 dias atrás, já que o tempo de incubação do vírus é de 14 dias. Hoje 1 contamina 2. Começou a movimentar, contamina 5, 6, 7, 8. Movimentar nessa fase é o que podemos fazer de pior", disse, em referência à necessidade de aumentar os estoques de equipamentos de proteção para uso na rede de saúde.

Apesar disso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem dito que medidas de distanciamento social adotadas em alguns estados já ajudaram a evitar aumento ainda maior nos números.

O estado com maior número de registros continua sendo São Paulo, com 2.981 casos. Em seguida, está o Rio de Janeiro (832), Ceará (444) e Distrito Federal (355). "É onde temos a maior probabilidade de termos grandes espirais de casos", disse Mandetta.

Entre as regiões, o Sudeste do país tem a maior proporção de casos confirmados, com 60% do total. O Nordeste tem 15%, seguido do Sul, com 12%, Centro-Oeste, com 8%, e Norte, com 5%.

O balanço mostra ainda que 19 estados já tem registros de mortes pela Covid-19. O maior número ocorre em São Paulo, com 164.

Também houve mortes confirmadas no Rio de Janeiro (28), Ceará (8), Pernambuco (8), Piauí (4), Rio Grande do Sul (4), Minas Gerais (3), Paraná (3), Distrito Federal (3), Amazonas (3), Bahia (2), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Norte (2). Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraíba têm um registro cada.

Segundo o ministro, o número de mortes também pode ser maior. "Tem óbitos aguardando exames para fechar os casos. Em São Paulo, é em torno de 200", disse.

Balanço do ministério em 212 das 241 mortes registradas no país aponta que 85% eram de pacientes com ao menos um fator de risco, como histórico de doenças associadas. Doenças cardíacas e diabetes eram as mais frequentes.

Do total, 89% tinham acima de 60 anos. Há registros, porém, também de ao menos sete mortes de pessoas abaixo de 60 anos e sem registro de doenças associadas.

Levantamento da pasta também mostra que já foram registradas neste ano 21 mil internações de pacientes com síndrome respiratória grave, o que indica aumento de 170% em relação ao mesmo período do último ano. Destas, 1.274 foram confirmadas para o novo coronavírus –89% delas em São Paulo.

Mandetta disse ainda que a pasta terá reforço de cerca de 3.700 pessoas que se inscreveram como voluntárias da Força Nacional do SUS para aumentar a assistência à doença.

A pasta também lançou edital nesta quarta para que estudantes de diferentes áreas da saúde possam se inscrever como voluntários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter