X

Saúde

A estação mais fria do ano exige cuidados com a hidratação da pele

A hidratação é fundamental para evitar o ressecamento severo da pele. Além disso, ameniza as chances de se desenvolverem doenças de pele que costumam aparecer nessa época do ano

Publicado em 06/07/2014 às 00:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A chegada do inverno exige atenção também com a pele. Nessa época do ano, aumentam as queixas de pele extremamente ressecada, lábios rachados, entre outras reclamações, por isso é bom tomar alguns cuidados.   A pele é o órgão do corpo que mais sofre com as baixas de temperatura e, por isso, a primeira recomendação da dermatologista Drª. Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é reforçar o uso de hidratantes. “Seu uso é recomendado especialmente logo após o banho e de modo generoso”. Áreas como o rosto, mãos e pernas são as que mais sofrem, pois estão mais expostas ao frio e ao vento. “O vento acaba favorecendo a retirada da proteção natural da pele, deixando-a mais seca e vulnerável”, explica a médica.

A hidratação, além de melhorar a aparência, também é fundamental para evitar o ressecamento severo da pele, que exige cuidados médicos. Além disso, ameniza as chances de se desenvolverem doenças de pele que costumam aparecer nessa época do ano. “Dermatite seborreica e o eczema da dona de casa são alguns dos problemas mais comuns apresentados pelos pacientes nessa época do ano. A dermatite é mais frequente em pessoas com peles ressecadas e se manifesta na forma de coceira, descamação e vermelhidão. É comum em partes do corpo em que há maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas, como couro cabeludo, sobrancelhas, barba, peito, costas e dobras da pele”, afirma a dermatologista, diretora técnica da Dermatolaser, em Campinas.

A médica explica que, para o inverno, são mais indicados hidratantes com alta capacidade de retenção da água. “Os mais ‘pesados’ seriam os melhores (tipo pomada), porém algumas pessoas não gostam, pois têm uma cosmética “melada” e são mais difíceis de passar. Ureia e ácido lático são princípios ativos comuns em alguns hidratantes, mas podem arder em contato com peles sensíveis, principalmente em crianças pequenas e idosos. Nestes casos, recomenda-se evitar estas substâncias. Vale ressaltar que a consulta médica é fundamental para a orientação na escolha do produto mais adequado para cada tipo de pele”, comenta a especialista.

A chegada do inverno exige atenção também com a pele (Foto: Divulgação)

A médica Christiana Blattner recomenda ainda que, durante o inverno, os banhos sejam mornos e rápidos, pois a água, quando em temperaturas muito elevadas, retira a gordura da pele, deixando-a mais sensível. “Até o sabonete deve ser usado com parcimônia. Os banhos devem ser rápidos, evitando água muito quente”, completa.

Outro alerta importante é que o inverno não descarta a necessidade de proteção solar. Mesmo menos intensos, os raio ultravioletas são perigosos e, segundo a dermatologista, é preciso tornar o uso do protetor solar um hábito diário. “Trata-se de uma medida preventiva de saúde, para prevenir câncer de pele e o fotoenvelhecimento”, ressalta. Outra dica é fazer uso do protetor labial.

Com as temperaturas mais baixas, os cabelos também sofrem. “Numa ação de defesa, o organismo produz mais óleo para suprir o ressecamento da pele e do couro cabeludo. O resultado: raízes oleosas e pontas ressecadas”, explica a dermatologista Christiana Blattner.

Os cabelos oleosos propiciam o aparecimento ou piora da dermatite seborreica, levando a uma maior queda de cabelos. Diminuir o número de lavagens do cabelo pode piorar o problema. “Lavando os cabelos com frequência conseguimos eliminar esse excesso de oleosidade, desde que sejam mantidos os cuidados de evitar água muito quente e banho muito demorado”, alerta a médica.

Mesmo sendo a estação que exige mais cuidados com a pele, o inverno é também a época do ano que há aumento na procura por tratamentos estéticos. Peelings, retiradas de manchas e alguns tratamentos a laser para rejuvenescer a pele costumam ser os mais procurados, com destaque para o rejuvenescimento facial com laser fracionado. De atuação nas camadas mais profundas da pele, o laser age principalmente sobre as linhas finas da face, em torno da boca, contorno dos olhos, maçãs do rosto e testa. Ele estimula a remodelação do colágeno, diminui a flacidez e, consequentemente, proporciona um aspecto mais jovem à pele. Clareamento de manchas, melhora da textura da pele e suavização de cicatrizes são algumas das indicações mais comuns.

“No inverno, evitar o sol, que é uma medida importante após alguns tratamentos de descamação da pele, é um pouco mais fácil. Assim, a recuperação acaba sendo mais simples, com menos risco de irritação”, explica Christiana. A depilação a laser também é um dos procedimentos mais procurados nesta época. Para realizá-lo, é indicado que o paciente não esteja bronzeado e evite o sol por 15 dias após a aplicação.  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter