X

São Vicente

Câmara de SV aprova projeto que concede benefícios a médicos e dentistas

O PLC foi aprovado em duas sessões extraordinárias, realizadas na tarde desta segunda-feira (20)

Da Reportagem

Publicado em 20/06/2022 às 19:52

Atualizado em 20/06/2022 às 19:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Câmara de SV aprova projeto / Nair Bueno/ DL

A Câmara de São Vicente aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLC) que institui o Adicional de Urgência e Emergência (AUE) e a Gratificação Médica de Unidades de Difícil Lotação (GMUD). A medida tem o intuito de evitar uma debandada dos profissionais de Saúde do Município, que recentemente tiveram seus ganhos comprometidos após perderem judicialmente gratificações, adicionais e abonos. 

O PLC foi aprovado em duas sessões extraordinárias, realizadas na tarde desta segunda-feira. A proposta tramitava em caráter de urgência e tinha 45 dias para ser pautada, a contar do dia 8 de junho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na semana passada o Executivo municipal - responsável pela autoria do projeto - fez um apelo para que a Câmara se debruçasse sobre o tema. Dessa forma, as comissões permanentes da Casa estudaram a peça e aceleraram os pareceres, a fim de evitar que as votações ficassem para depois do recesso parlamentar. 

No período de tramitação, o projeto foi recebido pela Casa, passou pelas comissões de Justiça e Redação (CJR) e Finanças e Orçamento (CFO). Com os pareceres favoráveis, foi pautado na ordem do dia das Sessões Extraordinárias nº 7 e 8/22, realizadas na tarde desta segunda. 

IMBRÓGLIO
O imbróglio envolvendo médicos e dentistas da rede municipal se desenrola desde que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), impugnando uma série de dispositivos legais que garantiam rendimentos extras a profissionais de São Vicente.

A ação movida pelo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo aponta que alguns dispositivos criaram gratificações/vantagens que não atendiam ao interesse público, possuindo caráter aleatório e remuneratório, e descumprindo os artigos 111 e 128 da Constituição Estadual. 

O projeto aprovado pela Câmara nesta segunda-feira visa corrigir essas distorções. A medida afeta médicos e dentistas efetivos e em exercício. Terão direito ao Adicional de Urgência e Emergência aqueles que atuaram em circunstâncias especiais de trabalho em relação a suas carreiras ou jornadas. 

Já a Gratificação Médica de Unidades de Difícil Lotação (GMUD), está destinada aos profissionais em unidades mais afastadas do perímetro central ou de difícil acesso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter