X

Cotidiano

Prefeito Kayo Amado conta com ajuda de vereadores para que SV não fique sem médicos e dentistas

Chefe do Executivo vicentino encaminhou Projeto de Lei Complementar para a Câmara na semana passada, que já está na Comissão de Finanças; votação deve ser realizada na sessão desta terça-feira (14) 

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2022 às 11:08

Atualizado em 14/06/2022 às 14:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Kayo Amado conta com ajuda de vereadores para que SV não fique sem médicos e dentistas / Foto: Nair Bueno/ Diário do Litoral

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, pede ajuda aos vereadores da Cidade para que um Projeto de Lei seja aprovada em caráter emergencial na sessão da Câmara desta terça-feira (14), caso contrário, o Município corre o risco de sofrer uma “debandada” de profissionais da saúde, especificamente médicos e dentistas, justamente agora que a Administração Municipal trabalha para contratar mais profissionais da área.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Projeto de Lei Complementar institui o Adicional de Urgência e Emergência e a Gratificação Médica de Unidades de Difícil Lotação.

Terão direito ao recebimento ao Adicional de Urgência e Emergência (AUE) os servidores efetivos integrantes nas carreiras de médico e dentista, em todas as suas especialidades, que estejam em exercício no atendimento das situações médicas de urgência e emergência em circunstâncias especiais de trabalho em relação às suas carreiras ou jornadas.

Já a Gratificação Médica de Unidades de Difícil Lotação (GMUD), destina-se a remunerar profissionais em unidades cujas circunstâncias socioambientais tornam menos atrativa sua lotação.

O PLC é uma tentativa de equiparar a remuneração desses profissionais da saúde, uma vez que eles recebem salários mais atrativos na iniciativa privada, dificultando muitas vezes a contratação dos mesmos pelo poder público. 

“São Vicente está diante de um cenário grave que pode se estabelecer no final do mês. Estamos buscando resolver e contamos com a sensibilidade de cada vereador para que essa lei seja aprovada. O salário do médico está longe de ser competitivo e muitos podem ter seus salários reduzidos quase pela metade. Nosso projeto busca instituir uma nova gratificação, sanando as inconstitucionalidades das leis anteriores e recompondo os valores perdidos com a ação de inconstitucionalidade”, declarou o prefeito Kayo Amado.

Atualmente, o Projeto de Lei Complementar está na Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de São Vicente. Essa comissão avalia se o projeto está adequado, antes de encaminhá-lo para votação, e é composta pelos vereadores Johny Sasaki, Negão do Caminhão e Pastor Benevan.

“Eu conto com a nossa Câmara de Vereadores para que possamos juntos corrigir esses erros de leis do passado. Mais do que isso, para que a Cidade não fique desassistida. Estou confiante nessa vitória, que não é minha, mas do povo de São Vicente”, concluiu o prefeito.


Entenda o caso

Tudo começou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, julgada procedente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em abril deste ano, impugnando dispositivos de lei dos anos de 2000, 2001, 2003, 2008, 2009 e 2019, que garantiam gratificações aos médicos e dentistas que atuam na rede de saúde municipal, em São Vicente. 

O argumento do procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo, autor da ação, é que esses dispositivos criam gratificações/vantagens que não atendem ao interesse público, possuindo caráter aleatório e remuneratório, e não atendem ao disposto nos artigos 111 e 128 da Constituição Estadual. 

Esses dispositivos concediam aos servidores gratificação de emergência, de apoio hospitalar, especial de atendimento, adicional de produtividade, abono assiduidade (incluindo aposentados e pensionistas), entre outras.

Sendo assim, foram considerados inconstitucionais os artigos 3º, 7º, 8º e 9º, da Lei Complementar nº 293 de 17 de outubro de 2000; da Lei Complementar nº 337, de 16 de maio de 2001; do artigo 1º, na parte que altera o artigo 3º da Lei Complementar nº 293/00, da Lei Complementar nº 400, de 11 de abril de 2003; do inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar nº 539, de 25 de abril de 2008; da Lei Complementar nº 585, de 11 de setembro de 2009; do inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar nº 977, de 17 de dezembro de 2019.

Concluindo, a remuneração dos médicos e dentistas, que já não era competitiva no mercado, em São Vicente será reduzida drasticamente, fazendo com que muitos profissionais optem por não mais trabalharem na Cidade.

Confira o vídeo publicado pelo prefeito no Instagram:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Kayo Amado (@kayoamado)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Aquário devolve tartarugas à natureza na Laje de Santos

Nem mesmo o tempo nublado atrapalhou o evento de soltura, que teve a participação de figuras importantes dentro do nicho ambiental

Polícia

Polícia Militar apreende 235 kg de drogas em 'casa bomba' em Guarujá

Além das drogas, um fuzil calibre 556 foi apreendido, com 26 cartuchos íntegros e um deflagrado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter