Zona Noroeste completa 43 anos com inaugurações

A Zona Noroeste é formada por 16 bairros (Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Castelo, Chico de Paula, Ilhéu Alto, Piratininga, Porto Alemoa, Porto Saboó, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge, São Manoel e Vila Haddad).

Comentar
Compartilhar
25 AGO 2019Por Da Reportagem06h22
Durante o Carnaval, o Centro Cultural e Esportivo da Zona Noroeste abriga camarotes para quem quiser assistir aos desfiles.Foto: MARCELO MARTINS/PREFEITURA DE SANTOS

A Zona Noroeste completa 43 anos neste domingo (25) com programação especial para a comunidade. Às 19h, uma missa será celebrada na Igreja Santa Margarida Maria (Praça Júlio Dantas, 45), no Santa Maria, pelo pároco Cláudio da Conceição.

O encerramento das comemorações será no sábado seguinte (31), a partir das 9h, com o desfile cívico militar na Afonso Schmidt que também abrirá a Semana da Pátria em Santos. Na sequência, a Prefeitura entregará as obras do Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato da Zona Noroeste - também conhecido por Camelódromo -, à Praça Bruno Barbosa (Castelo).

DESENVOLVIMENTO

A Zona Noroeste é formada por 16 bairros (Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Castelo, Chico de Paula, Ilhéu Alto, Piratininga, Porto Alemoa, Porto Saboó, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge, São Manoel e Vila Haddad), que ocupam 12 mil metros quadrados, onde vivem cerca 120 mil pessoas.

A região tem recebido investimentos em vários setores. Entre eles, as obras em andamento da Nova Entrada de Santos, que preveem melhorias significativas quanto à mobilidade, diminuição de pontos de alagamento, asfaltamento, ciclovia, entre outras.

Sobre infraestrutura, a região foi contemplada com as ciclovias das vias Jovino de Melo, Eleanor Roosevelt, Afonso Schmidt e Haroldo de Camargo. E estão em obras as ciclovias da Ferreira Canto, a da segunda etapa da Nossa Senhora de Fátima e Rua Aprovada. Neste ano, até o momento, foram executados 1,9 km de pavimentação; e no ano passado, recapeados 6,5 km.

Em Saúde, a importante conquista foi a UPA da Zona Noroeste, além de três novas policlínicas no Bom Retiro, Alemoa e Piratininga e a da Areia Branca que, em breve, ficará pronta. Outros equipamentos novos com atendimento especializado são o Centro Especializado em Recuperação (CER), no Bom Retiro, e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Na Educação, a comunidade ganhou neste ano a escola municipal Luiz Alca de Sant'Anna, no Piratininga.

A Zona Noroeste também é região de passeio: Jardim Botânico Chico Mendes, Engenho de São Jorge dos Erasmos, além do Sesi e a Passarela do Samba Dráusio da Cruz, onde acontecem shows, desfile do carnaval e eventos em geral. A Zona Noroeste é também a única região de Santos que oferece duas unidades do Restaurante Bom Prato.

Colunas

Contraponto