X

Show

Supla, João Suplicy, Afrosambah e homenagem ao Olodum são destaques no festival O Som das Palafitas

As apresentações gratuitas acontecerão na sede da ONG em 18 e 25 de agosto

Da Reportagem

Publicado em 04/08/2022 às 07:30

Atualizado em 04/08/2022 às 14:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Supla, João Suplicy, Afrosambah e homenagem ao Olodum são destaques no festival O Som das Palafitas / Foto: Divulgação

Com os objetivos de democratizar acesso à cultura, estimular a economia criativa na área socialmente mais vulnerável de Santos e oferecer ao público uma programação musical de qualidade, o festival O Som das Palafitas retomou sua programação presencial após dois anos de atividades virtuais. O retorno aconteceu em 21 e 22, respectivamente com shows de Nossos Baianos e Luiz Caldas, sempre com abertura do Coletivo Querô. Agora, o maior festival de música gratuita da região e que integra a programação de celebração dos vinte anos do Arte no Dique, anuncia suas próximas atrações para agosto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na quinta, 18 de agosto, 15h, o festival receberá o show do duo Brothers of Brazil, dos irmãos Supla e João Suplicy. A abertura, às 14h, ficará a cargo do Coletivo Querô. Uma semana depois, 25 de agosto, será a vez da cantora Joh Correia fazer o show de abertura, 14h, seguida pela apresentação, 15h, Banda Afrosambah, que conta com Ubiratan, o Bira, o ex-professor de percussão do Arte no Dique. Todos os shows são gratuitos e acontecem no Instituto Arte no Dique, Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, no Rádio Clube. Não há limite de lugares. “Estamos felizes em retomar as apresentações presenciais e alcançamos nossa maior programação, que seguirá até o início do ano que vem, cumprindo os nossos objetivos de promover o intercâmbio musical entre artistas da região e os de destaque nacional, a formação de plateia e a oportunidade dos moradores das palafitas de terem acesso à música, à cultura e à cidadania”, ressalta o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo.

No dia 25 ainda será feita uma homenagem ao Olodum, representado pelo músico Gilmário Marques, que virá de Salvador para receber o Troféu Bahia – Moraes Moreira Eterno. “A influência do Olodum foi fundamental na criação do Arte no Dique e segue até hoje, já que a percussão continua nosso carro-chefe e formou, nessas duas décadas, centenas de jovens músicos”, destaca o presidente da ONG.

Serviço:
Quinta, 18 de agosto

14h - Abertura Coletivo Querô
15h - Show - Duo Brothers of Brazil dos irmãos Supla e João Suplicy 

Quinta, 25 de agosto
14h - Abertura Show Joh Correia 
15h - Show - Banda Afrosambah
Local: Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.
Gratuito.

Sobre Brothers of Brazil
O duo formado pelos irmão Supla e João Suplicy foi fundado em 2008 e logo foi batizado com esse nome pelo ex empresário do The Clash Bernard Rhodes, após uma apresentação da dupla em Londres. Depois de apresentarem o programa Brothers por três anos em rede nacional no Brasil, a dupla em 2011 assinou com o selo norte-americano SideOneDummy e intensificou suas apresentações no exterior, somando mais 300 shows apenas nos EUA. Parte dessas turnês foi registrada em outro programa de tevê: Brothers na Gringa. Alguns festivais de destaques do qual participaram são Warped tour, Lollapalloza, Rock in Rio (Lisboa e RJ), SWU e Planeta Atlântida. Com três álbuns lançados, os irmãos tiveram a música On my way eleita como uma das 20 melhores de 2012 pela revista Rolling Stone, emplacaram Take The Money And Run Away em novela da Globo e lotaram shows também pelo Brasil. Após um hiato de cinco anos para se dedicaram às respectivas carreiras solo, o Brothers of Brazil retomou os trabalhos em 2021 lançando alguns singles que farão parte de um novo álbum, com lançamento previsto para 2022, enquanto retomam também os shows. Da nova safra, além da parceria com Erasmo Carlos em Brothers Again, também se destaca o single Espetacular, Nadar no Seu Mar.

Sobre Afrosambah
Ubiratan de Jesus dos Santos, ou simplesmente Bira Afrosambah. Nascido em Salvador,  Bahia, no antológico bairro de Cosme de Farias, Bira é filho caçula de Pai Pedreiro e Mãe Lavadeira, que se formou compositor, cantor, percussionista e arranjador. Além de idealizador de uma das mais importantes bandas de samba na atualidade do país, Afrosambah, criada em 2009. Com músicas autorais e releituras de sucessos da MPB, imprimindo sua visão nada convencional do ritmo criado por Neguinho do Samba: o samba reggae. Na trajetória de Bira, o samba entrou em sua vida já aos 11 anos, escutando seu pai cantar músicas de grandes artistas da MPB , além de acompanhar seu irmão, nos sambas juninos, Pinotte. Seu primeiro contato com a música foi no projeto CCDJI, criado por Edvaldo Di Paula, onde tocava repique. Mas não demorou muito para se inscrever na Banda Mirim do Olodum.

Durante os 15 anos que fez parte das formações da banda do Olodum, Bira atuou como  percussionista, apresentando-se em vários estados do Brasil e também no exterior. Tempo em que Bira teve a oportunidade de tocar ao lado de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Margareth Menezes, inclusive com Michael Jackson, em ocasião das gravações do clipe da música “They Don't Care About Us".

Seguindo os passos do Olodum e de seu Mestre Neguinho do Samba (em memória) - o criador do Samba Reggae -, Bira começou a ministrar aulas de percussão em projetos sociais, levando a história e ensinamentos de sua trajetória à jovens e adolescentes carentes. Foi assim em vários projetos, como o Régua e Compasso, em Santo André; o Arte na Serra, em Rio Grande da Serra; o Arte no Dique e o Proeco, ambos em Santos e todos em São Paulo.

Mas foi com o Afrosambah que Bira chegou à sua maturidade musical, ajudando a criar uma das melhores bandas percussivas do país. A bateria pesada do samba reggae, a swingueira dos atabaques e timbaus, se harmonizam em qualquer releitura musical, com uma assinatura própria de Bira! É justamente essa assinatura própria que faz do Projeto Bira S.A. um ponto fora da curva entre as bandas tradicionais de samba reggae. E se tudo nesta terra termina em samba, melhor ainda quando o samba é baiano e se mistura ao de Bira Afrosambah.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter