X

Cotidiano

Fotógrafo Thiago Santos lança livro e exposição inédita na Baixada Santista

Fotos de olhares anônimos e famosos como Anitta, Caetano Veloso, Criolo, Elza Soares, Ivete Sangalo, Nara Couto, Liniker, LuedjI Luna e Sabrina Sato compõem a obra

Da Reportagem

Publicado em 04/08/2022 às 09:40

Atualizado em 04/08/2022 às 09:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fotógrafo Thiago Santos lança livro e exposição inédita na Baixada Santista / Foto: Divulgação

No dia 06 de agosto, às 14h, acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, o lançamento do livro e exposição das obras do fotógrafo Thiago Santos. O projeto “Olha pra mim” tem como objetivo igualar todas as pessoas fotografadas, independente da personalidade, classe social, religião, gênero ou caráter, para mostrar que, apesar de muitas diferenças, todos são iguais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inédita na Baixada Santista, fãs de fotografia e arte poderão visitar a exposição até 29 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h. Serão mais de 100 fotos em preto e branco com olhares de mulheres, homens, adultos e crianças, conhecidos e desconhecidos.

A mostra, gratuita, também tem frases que convidam o visitante à reflexão, como “Quero ver-me em seus olhos”, de Francesca Cricelli, “Ver o outro é um ato revolucionário nesses tempos”, de Sonia Bridi, “Fecha os olhos. Agora abre”, de Mateus Solano, e “O que importa é que a gente reconhece e se reconhece em cada olhar. Em cada troca de olhares”, de Astrid Fontenelle e “O seu olhar melhora o meu”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

A maioria dos olhares são de pessoas anônimas, mas entre um olhar e outro é possível identificar os de famosos como Anitta, Caetano Veloso, Criolo, Elza Soares, Ivete Sangalo, Nara Couto, Liniker, LuedjI Luna e Sabrina Sato. Em um misto de contemplação e curiosidade é inevitável apreciar cada foto e tentar reconhecer de quem o olhar pertence. Mas, a proposta do fotógrafo é outra. “Optei em não revelar os nomes dos fotografados, sei que as pessoas vão reconhecer vários rapidamente, mas fica o convite de admirá-los de forma igual. Desfaça amarras e pré-conceitos e mergulhe nessas tantas janelas da alma”, sugere Santos. 

Livro “Olha pra mim” 

As 184 páginas, da publicação independente, reúnem fotos de mais de 1000 olhares de pessoas de diferentes partes do mundo, como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Santa Maria (RS), Salvador, Portugal, França, Espanha, Índia e Argentina. “Alguns sorrindo, outros cansados, uns desconfiados e até denunciando algo, mas todos mostrando suas histórias. E foi incrível poder me conectar com cada um deles, com tantos sentimentos inexplicáveis, e ter cada vez mais a certeza de que todos nós temos muito a dizer através do nosso olhar”, conta o fotógrafo pernambucano, que hoje vive em São Paulo. 

“Numa espécie de jogo de sedução, deixamos os olhares anônimos, como o projeto propõe desde o início, com o intuito de nos reconhecermos, reconhecer os olhares que estão por aí em nossas vidas todos os dias, reconhecer olhares que já cruzamos algumas vezes, tentar adivinhar se eles olham com medo, com tristeza, com angústia ou até mesmo se nos enganam”, completa André Araújo, curador do livro e exposição.  

A exposição e o livro são realizados por meio do Programa de Ação Cultural do PROAC/ICMS – (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo. 

Lançamento do livro e abertura da Exposição “Olha Pra Mim”:
Data: 06 de agosto de 2022, sábado, às 14h
Entrada Gratuita
Pinacoteca Benedicto Calixto – avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – São Paulo

Exposição Olha Pra Mim:
Data: de 06 a 29 de agosto de 2022
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Gratuita
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Instagram: @projetoolhapramim

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter