X

Vale a leitura

Livro resgata história da maior greve do Porto de Santos

A narrativa faz um resgate histórico da greve dos portuários em fevereiro de 1991, quando a categoria foi surpreendida pela demissão em massa pelo Governo Collor; lançamento ocorre neste sábado (6)

Da Reportagem

Publicado em 03/08/2022 às 12:40

Atualizado em 03/08/2022 às 12:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em seu primeiro livro, a jornalista de formação traz detalhes a respeito das negociações e impasses que resultaram na histórica greve dos portuários / Foto: Divulgação

A escritora santista Luciana Almeida lança, no próximo sábado (6), o livro Resiste!. Inspirado na mais longa greve do Porto de Santos, o romance conta a história da maior mobilização social da Baixada Santista nos últimos 31 anos. A narrativa faz um resgate histórico da greve dos portuários em fevereiro de 1991, quando a categoria foi surpreendida pela demissão em massa pelo Governo Collor. O lançamento será na Santos Best Coffee Cafeteria, no 5º andar da Prefeitura de Santos, na Praça Mauá (Centro).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
 

Em seu primeiro livro, a jornalista de formação traz detalhes a respeito das negociações e impasses que resultaram na histórica greve dos portuários que mobilizou a Cidade por mais de 20 dias e levou à demissão de 5.372 trabalhadores do maior porto da América Latina. Em 362 páginas, de forma leve e abrangente e sob o olhar da personagem Juliana - uma fotógrafa que atua em um jornal da Cidade -, a autora apresenta o retrato do Brasil de 1991, que sofre com hiperinflação, declínio da economia, congelamento de salários e com grevistas e familiares tentando resistir às adversidades impostas pelo Plano Collor II.

A obra tem o intuito de resgatar o ato histórico e preservar a memória da luta santista em defesa do direito ao emprego. "O livro narra a batalha de homens que conseguiram a proeza de parar a Cidade por um dia, em apoio à mais longa greve no cais santista. Trazer à tona esse acontecimento marcante do País no atual contexto político, econômico e social é mostrar que a luta não cessa para a garantia de nossos direitos e de nossa dignidade", afirma Luciana, que encontrou inspiração na própria história  familiar – seu pai, o portuário aposentado José Valdeci de Jesus, foi um dos demitidos em 1991.

PERSONAGEM DA VIDA REAL
O enredo traz a personagem Juliana, uma fotógrafa que trabalha em um jornal impresso em Santos-SP. Enquanto é escalada para cobrir a paralisação, Juliana, filha de um dos portuários grevistas, precisa ainda lidar com as consequências que a greve traz para dentro de sua própria casa e tenta equilibrar suas emoções para não deixar que a situação da família afete seu trabalho.

Os portuários iniciam uma greve. Reivindicam ajuste salarial, contratação de plano de saúde, correção do vale-refeição e a garantia do trabalho para todos. Juliana é escalada para acompanhar dois repórteres na cobertura da paralisação. Sem saber que ela é filha de um grevista, os dois a levam para todos os lugares onde os detalhes dessa greve histórica se enrolam e desenrolam freneticamente.

Santos está prestes a entrar em colapso com a demissão de todos os grevistas. Com um prejuízo de bilhões, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) se vê amparada pela lei e, apoiada pelo Governo Federal, decide comprar a briga contra seus próprios funcionários. Com citações de músicas da época, Juliana e seus colegas vão desvendando os segredos e intenções do Governo com relação à parada do maior Porto da América Latina. A obra, no valor de R$ 48,90, estará à venda no dia do lançamento.  

SERVIÇO
Lançamento do livro: 'Resiste! – Um romance inspirado na mais longa greve do Porto de Santos'Data/Horário: dia 6 de agosto (sábado), às 14h30
Local: Santos Best Coffee Cafeteria (5º andar do prédio da Prefeitura de Santos - Praça Mauá s/nº)

 

 

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter