R$ 86.350,00

Prefeitura de Santos gasta com aluguel de imóvel sem usar

Segundo encaminhado, o contrato do prédio da Augusto Severo foi assinado em 14 de maio de 2021 pelo secretário Municipal de Segurança Sérgio Del Bel Júnior, por 60 meses

Carlos Ratton

Publicado em 11/04/2024 às 07:56

Atualizado em 11/04/2024 às 10:39

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A Secretaria Municipal de Segurança informa que, devido à necessidade de adequações no imóvel, verificada após a locação, foram pagos 'apenas' cinco meses de aluguel no valor integral / Carlos Ratton / Diário do Litoral

A Prefeitura de Santos alugou um imóvel para ser a sede da Guarda Municipal de Santos (GCM), gastou R$ 86.350,00, mas nunca um guarda deu expediente no local. Esse é o resumo da explicação oficial dada pela Administração após ser questionada pelo Diário, diante de uma cópia do contrato, fotografias e imagens do Portal da Transparência, sobre o prédio da Rua Augusto Severo, 31, esquina com a Rua General Câmara, no Centro, praticamente ao lado do Paço Municipal.

O assunto veio à tona após o jornal ter publicado a reportagem intitulada "Guarda da orla pede socorro à Ouvidoria", mostrando a situação precária a qual guardas são submetidos no imóvel sucateado da Coordenadoria da Orla, ao lado do Rebouças, na Ponta da Praia.

Segundo encaminhado, o contrato do prédio da Augusto Severo foi assinado em 14 de maio de 2021 pelo secretário Municipal de Segurança Sérgio Del Bel Júnior, por 60 meses, pelo valor de R$ 15.700,00. O contrato previa ir até 2026, com valor estimado de R$ 942 mil.

A Secretaria Municipal de Segurança informa que, devido à necessidade de adequações no imóvel, verificada após a locação, foram pagos 'apenas' cinco meses de aluguel no valor integral - entre 14 de maio e 13 de outubro de 2021. "No período de 14 de outubro e 13 de novembro de 2021, houve isenção do pagamento. O último pagamento feito pela Prefeitura correspondeu ao período de 14 de novembro e 13 de dezembro de 2021, cujo do valor total foi abatido 50% de desconto (R$ 7.850,00)", informa a Administração Santista.

MAIS EXPLICAÇÃO.

Ainda sobre o contrato 05/2021, entre a Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) e o proprietário do imóvel, situado na Rua Augusto Severo, a Administração explica que, durante a reforma - realizada pelo dono do local para adequação do imóvel - foram encontrados problemas de vícios na instalação elétrica, infiltrações e vazamentos na parte hidráulica.

"O pagamento do locativo mensal foi suspenso até que finalizadas as reformas e adequações necessárias por parte do proprietário. Após reuniões com engenheiros da Prefeitura e técnicos, foi constatado um valor estimado de R$ 725.289,79 para adequação do prédio, o que tornou inviável a continuidade do contrato", explica a Prefeitura, que praticamente pagou, por intermédio de locação, uma reforma sem ter usufruído um dia dela.

A Prefeitura salienta também que entre 14 de dezembro de 2021 e a entrega das chaves (16/09/2022), não houve pagamento por parte do Poder Público, mediante consenso comum entre as partes e que o cancelamento do contrato do aluguel também foi acordado em comum acordo entre as partes, sem cobrança de multa e/ou outro tipo de ônus ao Município.

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