X

Santos

Guarda Municipal de Santos aumenta em 31,82% os atendimentos à população em 2023

Ocorrências de averiguações de atitude suspeita subiram 31,80% na estatística da GCM, com 1.325 abordagens em 2023, contra 1.006 em 2022

Da Reportagem

Publicado em 18/01/2024 às 18:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Comparativo apontou aumento significativo em diversas assistências da GCM / Carlos Nogueira/PMS

Com um contingente de 427 agentes e um pacote de investimentos anunciado neste ano pela Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos ampliou, em média, 31,82% os atendimentos à população realizados em 2023, em comparação com o ano de 2022.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O comparativo apontou aumento significativo em diversas assistências da GCM como, por exemplo, as ações de proteção ao meio ambiente e do bem-estar animal, com 520 atendimentos, 58,5% a mais que em 2022, com 329 atendimentos.

As ocorrências de averiguações de atitude suspeita subiram 31,80% na estatística da GCM, com 1.325 abordagens em 2023, contra 1.006 em 2022. Como consequência dessas ações operacionais, 378 pessoas foram detidas e conduzidas aos distritos policiais neste ano. Em 2022 foram 298 casos, ou seja, houve crescimento de 26,84%.

As forças-tarefas, ações de fiscalizações com as demais forças policiais a comércios como ferros-velhos, para combater a venda de materiais de origem de furto e roubo também cresceram: 268 ações em 2023, 21,81% a mais que em 2022, com 220 atividades integradas.

As autuações aplicadas em ações de fiscalização - atividades que envolvem demais órgãos da prefeitura, também registraram aumento de 20,63%. Foram lavradas 380 penalizações em 2023 (entre intimações, multas e apreensões), contra 315 atividades no ano anterior.

De acordo com o relatório elaborado pela corporação, no total foram registradas em 2023 16.545 ocorrências. Em 2022, foram lançadas 14.770 ações.

O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, explicou o aumento do número das ações pela corporação. “Videomonitoramento, novas viaturas, motos, bicicletas, drones de última geração, armamento. Tudo isso proporciona uma distribuição na Cidade e torna o agente municipal mais presente, atuando efetivamente não somente na área criminal, mas em uma série de outras ocorrências”.

Segundo o Comandante da GCM Santos, Ronaldo Pereira Pinto, o resultado positivo é decorrência do empenho e comprometimento dos agentes municipais. “Contribuímos de maneira expressiva na segurança do Município em várias frentes, atuando na recuperação de veículos roubados, apreensão de armas de fogo, realizando ações preventivas nos diversos bairros da Cidade”, afirmou.

Divulgação/PMS
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sabesp interrompe abastecimento de água em bairros de São Vicente

Serviços podem interferir no fornecimento nesta semana e na próxima

Diário Mais

Saiba os melhores pontos para observação de Ovnis no litoral de SP

Os locais citados estão em Peruíbe

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter