X

Santos

Paulo Alexandre anuncia comércios que poderão retomar atividades dia 11

Os shoppings, por exemplo, estão de fora dessa etapa

Jeferson Marques

Publicado em 07/06/2020 às 19:57

Atualizado em 08/06/2020 às 00:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de Santos em live na noite deste domingo (07). / Reprodução/Redes Sociais

Em live nas redes sociais na noite deste domingo (07), o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), anunciou a primeira flexibilização do comércio na cidade a partir da próxima quinta-feira, dia 11/06. São vários os segmentos que poderão retomar as atividades, desde que cumpram horários determinados e protocolos de segurança. Os shoppings, por exemplo, estão de fora dessa etapa.

SEGMENTOS QUE PODEM RETOMAR ATIVIDADES COM REDUÇÃO DE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E SEGUINDO PROTOCOLOS DE SEGURANÇA:

- Comércio de rua (shoppings ainda não; gêneros alimentícios, como lanchonetes, restaurantes e pastelarias somente por delivery, como é hoje);

- Escritórios e prestadores de serviços;

- Imobiliárias;

- Igrejas;

- Hotéis, motéis, pensões e demais serviços de hospedagem apenas para fins corporativos. Para turismo ainda não está autorizado;

- Concessionárias;

- Salões de beleza e clínicas de estética

O comércio de rua, por exemplo, poderá funcionar das 13h as 19h de segunda a sexta se estiverem no Centro da cidade. Nos demais bairros segue o mesmo horário, podendo estender até o sábado. Todos com apenas 30% da sua capacidade. Os salões de beleza deverão realizar o agendamento de seus clientes através de um livro de controle.

VEJA ABAIXO O QUADRO DE FLEXIBILIZAÇÃO APRESENTADO NA LIVE:

Paulo Alexandre reforçou, ainda, que o avanço nas flexibilizações vai depender dos indicadores de saúde que Santos vai apresentando semanalmente. "Se o número de leitos de UTIs ocupadas aumentar, voltamos atrás com a flexibilização e fechamos tudo novamente. Se diminuir, ampliamos as aberturas. Tudo vai depender da própria população e dos comerciantes em seguirem as regras de segurança", explica. Hoje a cidade está com 69% dos seus leitos de UTI ocupados.

O prefeito disse que o Governo do Estado inserirá a Baixada Santista na classificação epidemiológica laranja ainda essa semana, e considerou injusta a ordenação no vermelho. "Nunca estivemos na zona vermelha e o Estado errou feio com isso. Mas vão corrigir ainda essa semana e poderemos seguir com os nossos planos e autonomia de determinar como agiremos mediante as análises dos indicadores de saúde", esclarece.

O uso das máscaras segue obrigatório em Santos, principalmente para adentrar aos comércios. E haverá uma blitz de fiscalização percorrendo as ruas e os estabelecimentos para verificar quem pode não estar cumprindo com os protocolos de segurança estabelecidos, como o uso da própria máscara, do álcool em gel e de placas ou informativos visíveis com as medidas de distânciamento, higiene e segurança dentro dos locais.

"Não é uma volta ao que era antes. Quero que entendam isso. É uma nova realidade e um novo mundo em que todos teremos que se adaptar. Essa flexibilização não significa que estamos afrouxando as coisas. Vamos seguir monitorando a situação semanalmente e a própria população vai demonstrar se podemos seguir ou recuar", finaliza Paulo Alexandre.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter