SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Operação retira 130 mil litros de água de navio e evita naufrágio no Porto

Foram retirados aproximadamente 130 mil litros de água e 18 mil litros de resíduos oleosos

Comentar
Compartilhar
18 JUL 2020Por Da Reportagem10h10
SPA concluiu operação no navio Professor W. BesnardFoto: DIVULGAÇÃO/SPA

A Santos Port Authority (SPA) encerrou nesta sexta-feira (17) a operação para esgotamento da água com resíduos oleosos do interior do navio Professor W. Besnard, atracado no cais do Valongo, no Porto de Santos. Foram retirados aproximadamente 130 mil litros de água e 18 mil litros de resíduos oleosos que alagavam a embarcação, provocando o adernamento do navio e o risco de naufrágio. A situação chegou a esse ponto devido ao estado de abandono da embarcação.

A Autoridade Portuária determinou ao Instituto do Mar (Imar), entidade proprietária da embarcação, a tomada de providências urgentes. Como o Imar alegou não possuir recursos financeiros para a adoção das medidas necessárias, a SPA mobilizou seus recursos de atendimento a emergências. O serviço contou com o apoio do Ibama e da Marinha do Brasil.

A operação de retirada da água da casa de máquinas do navio começou no início da semana passada, após vistoria conjunta realizada pela SPA e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), confirmar a situação de adernamento. No início desta semana, já havia se retirado a água, faltando a remoção da camada de óleo que sobrou no interior da casa de máquinas, agora concluída.

Os recursos dispendidos para a operação, bem como a retirada da embarcação do cais, serão cobrados do Instituto do Mar. A entidade também deverá se responsabilizar pela adequada destinação de todos os resíduos gerados.