X

LITERATURA

Livro retrata a biografia do empresário Lupércio Mussi

Inovador na área da comunicação, implantou TV e rádios na região

Da Reportagem

Publicado em 06/01/2022 às 17:05

Atualizado em 07/01/2022 às 00:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O autor do livro, o jornalista e escritor José Carlos Silvares conhecia Lupércio há 38 anos, mas foi no convívio recente, mais estreito, em entrevistas semanais, que conseguiu reunir com orientação dele e de familiares as informações que abastecem o livro / DIVULGAÇÃO

A trajetória do empresário e advogado Lupércio Mussi é desvendada em livro biográfico que será lançado no dia 15 de janeiro, durante evento às 16 horas nos salões do Saint Mary’s School, à Rua Euclides da Cunha, 241, antigo prédio da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e em frente à Igreja da Pompéia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O autor do livro, o jornalista e escritor José Carlos Silvares conhecia Lupércio há 38 anos, mas foi no convívio recente, mais estreito, em entrevistas semanais, que conseguiu reunir com orientação dele e de familiares as informações que abastecem o livro.

“Ele sempre foi um homem à frente de seu tempo”, diz, para recordar que Lupércio Mussi implantou a primeira emissora de TV em circuito fechado em Santos, depois a transformou na TV Litoral (atual Santa Cecília) e nesse trajeto também instalou as rádios Litoral, Hot 98 e Massa FM e empreendeu em outras áreas, além de atuar como advogado.

“Foram quase cinco meses de entrevistas intensas, em que Lupércio reunia um arsenal de informações em cada visita minha à sua casa. Ele, justamente, o homem da informação, da comunicação, da expressão em sua mais profunda e intensa força de sentimento, percebeu que já não havia tempo para novos passos e, sabendo-se doente, correu contra o tempo, municiando-me com farto material, em um desvendar de arquivos e de citações”.

Em 112 páginas, repletas de informação e imagens estão reveladas a origem em imigrantes libaneses, a chegada do primeiro Mussi da família, o encontro com outras famílias que se instalaram em Amparo, no interior do estado de São Paulo, onde Lupércio nasceu. E ainda, os primeiros passos, a vinda para Santos acompanhando o pai, o guarda civil Bigode, prestativo e reconhecido por sua atuação junto à comunidade; a formação escolar, os empregos desde os 16 anos; as ousadas ações para obter um espaço na Estação Rodoviária de Santos e, depois, para implantar as emissoras de rádio e TV, entre outros temas    que percorrem essa trajetória.

O livro teve o design, produção gráfica e tratamento de imagens pelo publicitário Paulo Henrique Farias, da empresa PH3. O patrocínio foi da Saint Mary’s School, uma das empresas do conglomerado Mussi.
Lupércio faleceu em 26 de abril de 2021 sem ver a obra pronta. Mas o livro eterniza a sua vida plena de realizações e o seu legado à família e aos amigos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Praia Grande recebe o evento 'Matrizes Africanas'; confira as atividades e se programe

Ação contará com várias atividades que celebram a cultura africana

São Vicente

São Vicente abre curso para Modelagem Industrial de Camiseta e Agasalho

Inscrições começam a partir desta quinta-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter