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Santos

Nova rede de drenagem é instalada na Avenida Rangel Pestana, em Santos

Trabalhos envolvem o assentamento de cerca de 100m de rede de drenagem no trecho da Rangel Pestana entre o número 140 e a Rua Antônio Bento

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2024 às 17:19

Atualizado em 22/05/2024 às 17:19

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Serviços integram o projeto da Prefeitura de Santos para revitalização desta via, entre as avenidas Ana Costa e Waldemar Leão / Divulgação/PMS

Na última terça-feira (21), foram iniciados os serviços de inserção da segunda rede de drenagem na Avenida Rangel Pestana, na Vila Mathias, em Santos, com o intuito de captar e encaminhar a água das chuvas provenientes do Monte Serrat. Os serviços integram o projeto da Prefeitura de Santos para revitalização desta via, entre as avenidas Ana Costa e Waldemar Leão, pelas quais estão com cerca de 60% das intervenções concluídas. 

“O sistema atual de drenagem não vem se mostrando suficiente para receber o volume que desce pelo morro em dias de chuva de maior intensidade”, explicou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento das obras.

Os trabalhos envolvem o assentamento de cerca de 100m de rede de drenagem no trecho da Rangel Pestana entre o número 140 e a Rua Antônio Bento. A tubulação será instalada próximo da sarjeta, do lado direito da rua, sentido túnel, paralelamente à rede já existente, conforme adiantou a arquiteta.

Ela adianta que a tubulação será interligada ao sistema atual, que conduz a água das chuvas para o canal da Avenida Francisco Manoel. As obras deverão ser concluídas em duas semanas, dependendo das condições climáticas.

FINALIZAÇÃO

Após a conclusão da segunda rede de drenagem, a empreiteira providenciará o piso rígido de concreto armado na parada de ônibus, finalizando os serviços com a renovação asfáltica da Rangel Pestana. Na sequência, toda a área passará por inspeção antes da entrega do projeto, a fim de verificar a necessidade de eventuais reparos, sobretudo nas calçadas.

O concreto é um piso mais resistente para as baias, tendo em vista a constante frenagem e aceleração dos veículos nos pontos de parada. A implementação desse tipo de revestimento é feita onde o asfalto sofre deformação natural, configurando ponto de desgaste, de acordo com os técnicos.

O projeto da Prefeitura envolve demolição de 3.103,5m² de calçadas e de 1.034,5m de sarjetas ao longo da rua, entre as avenidas Ana Costa e Waldemar Leão, além de fresagem (remoção do asfalto antigo) e nova pavimentação em 4.802,6m².

A renovação dos passeios foi realizada em sete etapas, minimizando os transtornos para pedestres e motoristas. Também em etapas será o processo de aplicação de novo revestimento asfáltico, de forma a reduzir os reflexos no trânsito de veículos. A intervenção tem planejamento conjunto com a CET, a fim de não provocar obstruções que possam impactar no conjunto de obras hoje em execução na Cidade.

O projeto prevê ainda a execução de 117m² de piso rígido em concreto armado nas paradas de ônibus, melhorias nas rampas de acessibilidade, renivelamento dos poços de visita e recuperação das bocas de lobo. Poço de visita consiste em uma câmara instalada nas tubulações de redes de águas pluviais ou coletoras de esgoto, permitindo visitas técnicas para manutenção preventiva ou corretiva.

O projeto se completa com o plantio de 19 árvores, melhorando a arborização da via.

As obras estão a cargo da empreiteira Ferreira Marques, vencedora da concorrência pública.

O investimento é de R$ 2.234.469,36, sendo R$ 1.839.837,56 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual para o término dos serviços é de 17 meses e expira no final deste semestre.

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