X

Santos

Exposição sobre pesca fantasma chama atenção de visitantes no Aquário de Santos

Ao lado da exposição, que atrai crianças, adultos e até pescadores, uma enquete é realizada pelas monitoras do Aquário

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2022 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aquário Santos / MARCELO MARTINS

Um anzol de grande porte, diferentes redes de pesca, uma armadilha covo e um siri preso em uma rede chamam a atenção de quem está na parte externa do Aquário Municipal, seja na fila para compra de ingressos ou simplesmente passando próximo ao equipamento turístico. Trata-se de exposição sobre "pesca fantasma", aberta ao público, que visa conscientizar sobre os malefícios desses objetos que são descartados ou esquecidos nos oceanos.

Para quem não sabe, cerca de 640 mil toneladas desses materiais chegam ao mar todos os anos, sendo responsáveis pela morte de animais marinhos por ingestão ou enroscamento - incluindo espécies ameaçadas de extinção como baleias, focas e tartarugas.

A ingestão de restos desses equipamentos causa desnutrição, bloqueios digestivos e doenças, podendo levar à morte. Os Petrechos de Pesca Perdidos, Abandonados ou Descartados (PPPAD) geram a mortalidade de espécies alvo e não-alvo da pesca, tornando-se, assim, verdadeiros 'pescadores fantasmas'.

Ao lado da exposição, que atrai crianças, adultos e até pescadores, uma enquete é realizada pelas monitoras do Aquário. Elas perguntam aos visitantes se eles têm conhecimento sobre a Pesca Fantasma, bem como quais são os impactos causados e possíveis alternativas para solucionar o problema. E um dos interessados em aprender mais sobre o tema foi o cozinheiro Felipe de Oliveira, natural de São Paulo. Ele veio passar férias em Santos com seus dois filhos, Bernardo, de 10 anos, e Ana Clara, de seis.

A família já visitou o Aquário Municipal em outras oportunidades, mas desconhecia a temática da exposição. Oliveira, inclusive, ressaltou a importância de o assunto ser abordado com munícipes e turistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Trouxe meus filhos justamente para eles entenderem que, infelizmente, ainda vemos uma quantidade muito grande de lixo no mar. Precisamos educar as futuras gerações e criar essa conscientização", ressaltou o turista, acompanhado pela filha caçula. "Gostei bastante de entender como os animais ficam presos nessas redes", contou a pequena Ana Clara.

Já na parte interna do equipamento turístico há um tanque específico sobre o assunto. Semelhante à exposição, ele contém informações relativas à 'Pesca Fantasma', bem como expõe outros objetos ao público presente.

 

PESCARIA ECOLÓGICA

Como complemento à exposição e uma forma de atrair a atenção da criançada, a 'Pescaria Ecológica' também dá o tom das atividades na área externa do Aquário.

A ação lúdica utiliza uma caixa representando o mar, além de diversos objetos encontrados no oceano, que ficam espalhados no espaço. Dotados de uma vara de pescar, os pequenos devem 'caçar' quais deles podem ser reciclados

"Nossa ideia é sensibilizar para, em seguida, conscientizar. Somos responsáveis pelo lixo que produzimos e precisamos alertar sobre a importância de preservarmos o meio ambiente", salientou Edna Santos, chefe da Unidade de Educação Ambiental do Aquário.

 

SERVIÇO

As próximas atividades sobre 'Pesca Fantasma' e 'Pesca Ecológica' acontecem no dia 21 de janeiro, das 14h às 16h.  O Aquário Municipal (Avenida Bartolomeu de Gusmão s/nº, Ponta da Praia) funciona de quinta-feira a segunda, das 12h às 18h. A bilheteria do equipamento fica aberta até as 17h30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter