X

Santos

Exploração sexual de crianças e abrigos levam Câmara de Santos ao debate

A Prefeitura diz que cumpre o TAC, que prevê um período de adequação dos termos acordados.

Carlos Ratton

Publicado em 26/08/2019 às 07:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A história da jovem que passou uma infância difícil chamou a atenção da Câmara com relação aos abrigos de Santos . / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O descumprindo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Santos e o Ministério Público (MP) para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, e a entrevista do último domingo de uma jovem mostrando a falta de tratamento adequado em abrigos do Município inspiraram duas iniciativas na Câmara.

A primeira vai ocorrer no próximo dia 30, às 16 horas, conduzida pela vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT). A parlamentar, cujo histórico de políticas públicas é reconhecido não só na região, como em todo o Brasil, quer obter respostas sobre como os abrigos estão atendendo meninos e meninas em vulnerabilidade social. Telma não se conforma com o relato da menina abandonada aos 12 anos, levada ao consumo e venda de maconha nas ruas da Cidade, internada na Fundação Casa e que escapou de ser abusada sexualmente. "Sabemos que foi muito dolorosa a passagem dela pelos abrigos de Santos. Uma questão que se cruza com a exploração sexual infantil. Entrevista forte", disse Telma.

A OUTRA

No dia 3, às 18 horas, a Câmara amplia a discussão numa audiência pública sobre a exploração sexual infanto-juvenil, sob o comando do presidente da Comissão de Infância e Adolescência da Casa, vereador Fabiano Batista Reis, o Fabiano da Farmácia (PL), que revelou receber denúncia do atendimento deficitário nos abrigos. "Temos dificuldades de obter respostas do Poder Público sobre a questão dos abrigos e a audiência, além de discutir as falhas no combate à exploração, vai tentar corrigir isso também", afirma.

Vale lembrar que a Promotoria da Infância e Adolescência do Município está cobrando busca ativa dos adolescentes vítimas de exploração sexual. O MP também quer saber quais os horários e dias de atendimento; o número de usuários do serviço atendidos no último ano pelo sistema de busca ativa; como são efetuados os encaminhamentos dos casos que dão entrada via Conselho Tutelar e outros equipamentos públicos, entre escolas e hospitais.

PREFEITURA

A Prefeitura diz que cumpre o TAC, que prevê um período de adequação dos termos acordados. O documento cita que, a qualquer momento, as partes envolvidas se reuniriam para readequar os termos, tendo em vista a realidade e a experiência desse serviço prestado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter