X

SANTOS

Entrega de praça revitalizada em Santos reativa memória afetiva de moradores

Inaugurado em 2009, o equipamento, que fica no curvão do Marapé (confluência da Avenida Pinheiro Machado e ruas Francisco de Souza Dantas e Dona Ana Nery), recebeu novo piso, bancos e lixeiras

Da Reportagem

Publicado em 11/05/2023 às 21:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praça ganhou novo piso, bancos, lixeiras e rampas de acesso / fotos: Isabela Carrari

“Foi nessa janela que minha vida mudou”. Apontando a parte específica de um painel, instalado atrás da banca de jornais, o aposentado Fernando Lameiras revelou como conheceu a esposa Sueli Rodrigues, com quem está casado há 58 anos. A reativação da memória se deu na manhã desta quinta-feira (11), na entrega da revitalização da Praça André de Fazio (Marapé).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inaugurado em 2009, o equipamento, que fica no curvão do Marapé (confluência da Avenida Pinheiro Machado e ruas Francisco de Souza Dantas e Dona Ana Nery), recebeu novo piso, bancos e lixeiras. Também foram instaladas duas rampas com acessibilidade, além da recuperação da base do monumento que faz referência ao girassol, planta preferida do empresário André de Fazio, cujo nome foi dado à praça. A entrega serviu para muitos moradores reviverem histórias do bairro.

Fernando Lameiras detalhou sua história ao ver o novo painel instalado na parte traseira da banca que Francisco de Brito mantém no local há mais de 35 anos. A foto do painel mostra a fachada do Clube Atlético Vila Henedina, local de jogos de carteado, matinês para onde moradores do Marapé, Vila Belmiro e de bairros próximos partiam para se divertir nos fins de semana. Mais recentemente, uma padaria funcionou no imóvel.

“Eu já paquerava ela. Um dia passei, e a vi no clube. Depois subimos para uma dança na matinê, saí e, quando voltei, a vi de novo na janela”, relembra Fernando Lameiras. A partir daí sua vida mudou. “A praça ficou muito bonita”, comemorou ele.

Criado no Marapé e Vila Belmiro, Silvio Farias foi quem forneceu a foto para compor o painel - um pedido específico de Francisco de Brito, prontamente atendido pela equipe da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, responsável pela revitalização do espaço, cujo investimento foi de R$ 100 mil. “Ouço histórias do Clube Vila Henedina desde minha infância”, diz Silvio. “Era como se eu tivesse nascido aqui no bairro. Na adolescência, eu participava do bloco Favoritas do Sultão, do Campo Grande, enquanto que outros amigos saíam do Dengosas do Marapé”, recorda ele, citando os grupos que desfilavam no histórico bloco carnavalesco 'Dona Dorotéia, Vamos Furar Aquela Onda?', no qual homens usavam roupas femininas e iam em cortejo pelas ruas e avenidas dos bairros da Orla.

Silvio Farias aprovou a reforma da Praça André de Fazio. “Ficou muito bonita mesmo, principalmente pela homenagem ao clube”. Para quem passar pelo local e observar o painel, Silvio e os moradores antigos do bairro apontam o primeiro personagem à esquerda na foto como Sílvio Fernandes Lopes, engenheiro que foi prefeito de Santos por dois mandatos, de 1957 a 1961 e de 1965 a 1969.

MAIS INTERVENÇÕES 

Ao entregar a revitalização do equipamento, o prefeito Rogério Santos comentou que “as praças são locais de encontro de pessoas desde que a humanidade passou a viver em grupo, e também são locais para homenagear pessoas e entidades. Elas também representam este espírito dos santistas”.

A entrega do espaço revitalizado contou com a presença de André Monteiro de Fazio, filho do homenageado com o nome da praça, e outros familiares (abaixo).

Também estão em andamento no bairro a revitalização da Praça Cândido Portinari e melhorias na quadra poliesportiva que fica na esquina das ruas Benedito Ernesto Guimarães e Avenida Nilo Peçanha.

Ainda no Marapé, Rogério Santos visitou uma moradora especial do bairro: Julia Maria dos Santos Oliveira que, no dia 25 de outubro completará 101 anos. Ela mora na Rua Dona Ana Nery, bem perto da praça, e aprovou a revitalização espaço. “Ficou maravilhosa mesmo”, completou Marleide Oliveira, uma de suas filhas. Julia tem sete filhos, dez netos e seis bisnetos.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Cotidiano

Morte confirmada: adolescente de Guarujá é mais uma vítima da dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), outras 17 mortes estão sob investigação.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter