X

Cotidiano

Governo conclui audiências públicas sobre o Túnel Santos-Guarujá

Investimento bilionário visa melhorar a mobilidade urbana e impactar positivamente milhares de pessoas diariamente

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2024 às 10:30

Atualizado em 20/04/2024 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Terceira audiência pública aconteceu na última sexta-feira (19) / Divulgação/Artesp

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) concluiu as três Audiências Públicas programadas para discutir o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, uma iniciativa estratégica para a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional da Baixada Santista.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o projeto prevê investimento total de R$ 5,96 bilhões. Deste total, 86% serão provenientes de aporte público, distribuídos igualmente entre o Governo de São Paulo e a União, com participação da iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP). 

A última audiência, realizada nesta sexta-feira (19), na Autoridade Portuária de Santos (APS), contou com grande participação de representantes da sociedade civil, autoridades locais e especialistas. Durante as audiências, mais de 70 manifestações foram registradas, evidenciando o engajamento e a participação da comunidade nas discussões sobre o projeto do Túnel Imerso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Milton Persoli, Diretor Geral da Artesp, destacou a importância dessas Audiências Públicas: "Junto com a consulta pública, essas audiências são mais que importantes, são extremamente necessárias, elas trazem a população para dentro do projeto.  Estamos desde o começo comprometidos em dialogar com a comunidade e especialistas visando aprimorar ainda mais este projeto vital para a infraestrutura e a qualidade de vida na Baixada Santista".

Persoli também enfatizou a complexidade e os benefícios do projeto: "Com uma profundidade de 21 metros, será o primeiro túnel imerso do tipo na América Latina. Uma inovação que reduzirá os atuais 40 quilômetros em rodovias ou a travessia por balsa por um percurso de 870 metros."

O Túnel Santos-Guarujá representa uma obra de engenharia singular, projetada para melhorar significativamente a conexão entre as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de deslocamento em até 50 minutos. Com uma extensão total de 1,5 km, o túnel imerso de 870 metros incluirá três faixas de rolamento por sentido, com uma faixa adaptável para receber o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e uma via compartilhada para pedestres.

O conteúdo completo das Audiências Públicas ficará disponível no canal da Artesp no YouTube, garantindo transparência e acesso público.

Para mais informações sobre o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, acesse o site da Artesp: Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Caçando Trampo? PAT de Guarujá está 70 vagas nesta quarta (22)

Atendimento é realizado na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho

Santos

Embaré ganhará novo espaço Pet, em Santos

Intervenções no local estão em andamento, seguindo cronograma de serviços da Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária (ZOI)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter