Diário Oficial implanta versão online para deficientes visuais

A novidade vem ao encontro das normas estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Comentar
Compartilhar
07 JUN 2016Por Da Reportagem13h00
Diário Oficial implanta versão online para deficientes visuaisDiário Oficial implanta versão online para deficientes visuaisFoto: Divulgação

A partir desta terça-feira (7), pessoas com deficiência visual contam oficialmente com a versão online do Diário Oficial disponível no portal www.santos.sp.gov.br. A novidade vem ao encontro das normas estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O acesso ao conteúdo por meio de áudio é simples: basta baixar a plataforma para leitura de telas NVDA, disponível gratuitamente na Internet, entrar no portal da Prefeitura, clicar no link Diário Oficial e fazer o download da edição desejada. O jornal será aberto pelo programa Acrobat Reader (visualizador de PDF) e, com o leitor de tela, é possível tomar conhecimento de notícias e atos oficiais.

Fotos e charges também contam com audiodescrição, inclusive as 25 imagens diárias publicadas na coluna ‘De olho na Zeladoria’, com a divulgação de serviços de conservação e melhorias executados na Cidade.

Testes

Equipes de edição e diagramação do jornal passaram por capacitação realizada por empresa especializada. O trabalho ainda contou com apoio do Lar das Moças Cegas (LMC), onde foram realizados testes desde fevereiro.
 
No portal já há descrição de fotos, ativada quando o cursor do mouse é passado sobre a imagem. No Facebook, o texto descritivo vem acompanhado da hashtag #pracegover. Já os vídeos disponibilizados no site, nas redes sociais e no canal do YouTube da Prefeitura passaram a ser legendados a fim de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.